sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dissyonário de Filososofia de Caetés

SÓCRATES: principal protagonista das crônicas esportivas de Platão, jogava no Timão, mas caiu em "disgraça" perante ao nosso grande líder. Ele tentou ensinar os jovens da cidade de Atenas a pensar. - Pensar? - disse o nosso guru. - Eu, que sou uma divindade, nunca penso. Só quando eu estou no banheiro. Veja o exemplo do líder da China, o Mao, ele não tomava banho para não gastar água e sabão. Eu não penso para não gastar o que não tenho. (palavra sagrada do nosso líder). Então, o tal do Sócrates nem dava bola para posição, dinheiro e, por isso, não teve a alma corrompida pela vida dissipada, mundana, deplorável, que os líderes da cidade viviam. E, por causa disso, ele foi condenado à morte. Retiraram-lhe a alma: seria proibido de ensinar a verdade aos jovens. Caso ele teimasse nesse assunto idiota (ensinar os jovens a pensar), o tribunal de Atenas não teria clemência. Mas ele permaneceu irredutível e acabou condenado à morte, bebendo um veneno poderoso chamado SUKITA (ou seria cicuta?, não sei faz tanto tempo!)
Verbete comentado por Caê

Viva a Vanguarda do Atraso!

Este pequeno texto (textículo?) poderia também ter por título "O Avanço do Retrocesso".
Um jornal inglês (London Times) fez uma espécie de "ranking" das universidades e a nossa tâo bem amada, querida, invejada, desejada, festejada, lotada de professores brilhantes, cobiçada, almejada, sonhada, disputada... ocupou um digníssimo 210°. lugar.
Não é maravilhoso?
Centro fulgurante, cintilante, brilhante da esquerda brasileira, com intelectuais sem par no mundo inteiro, como é o caso da filósofa Marilena Chauí (ela conseguiu um feito inédito - matou pela segunda vez o filósofo Spinoza) é impressionante como o Brasil se destaca entre os países medíocres que possuem uma visão distorcida sobre a sua própria realidade. Eu creio que podemos servir de exemplo a ser estudado pelas pessoas que ainda possuem um mínimo de discernimento nestes anos tomados pelo absurdo.
Veja:
01 - O "zagueirão" sancionou o salário mínimo. Os eleitores do "Tiririca", autênticos moradores das tais "comunidades" (ver: morro; tráfico; pobreza; ignorância; violência, in Dicionário das Páginas Policiais) vão receber em abril um salário mínimo de 545 reais.
02 - Quem ganha 545 reais para sustentar a família não é negro, branco, amarelo. É verde. Faz tempo que ele faz fotossíntese para sobreviver (ver darwinismo).
03 - No ano passado, cerca de 50 mil pessoas morreram vítimas de crimes violentos em nosso país (não computados os mortos em acidentes de trânsito), o dobro do que foi trucidado na guerra do Iraque.
Pausa: é que o brasileiro é muito emotivo - ele mata o seu semelhante quando discute futebol, samba, controle do tráfico de drogas, jogo, prostituição. Ele mata também por dinheiro (assalto, sequestro), corrupção e afins. É. Estamos numa "guerra civil não declarada").
04 - O índice de consumo de drogas ilícitas aumentou (o consumo de cigarros diminuiu). Até a minha rotweiller mais amada, a Ana Karênina, sabe que o Brasil é corredor para o tráfico de drogas. É o típico caso do traficante que ficou viciado na própria droga que trafica (puro Nélson Rodrigues - ver Dicionário do Teatro Brasileiro). Só falta a prostituta se apaixonar pelo cliente.
05 - O Brasil explora a miséria do seu próprio povo para atrair investimentos (e depois reclama da China).
06 - É incapaz de condenar a repressão que ocorre no Irã, Venezuela, China, Cuba e Rússia porque eles são amigos da democracia. (ver Dissionáryo Lulla de Política - verbete: democrassya).
07 - Na última pesquisa saída na Veja, mais de 40% da população acha que é certo roubar dos cofres públicos e que, se fosse eleita roubaria também. (ver:Moral e Ética no Brasil, in Dicionário de Política Brasileira).
Freud (tem "esprezidente" que acha que é aquele personagem do filme "A Hora do Pesadelo"- o Freud Krueger) - teria que viver muuuuuito tempo para concluir o grau de esquizofrenia do "polvo" do Brasil.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Salve o "milagre brasileiro" da era Lula

Confesso aqui a minha satisfação e mais completo e total orgulho de ser brasileiro. Após oito anos no deserto intelectual, escândalos fugindo pelo ladrão (oops), com a saúde pública apresentando-se como um modelo a ser copiado por todos que possuam amor ao seu "polvo" como o demostrado pelo nosso grande líder, uma educação pública magnífica - adequada a criar os nossos pensadores do futuro, o Brasil conseguiu ficar em 73°. lugar no ranking do IDH!
Isso é notável, maravilhoso, indiscritível, estupidificante!
Ficamos numa posição melhor do que a Jamaica (o país do reggae - que coisa linda!) e o Zimbábue (o país "zen" - zen nada!)! Não é um feito digno dos eleitores do "Tiririca? Ganhamos de Uganda, Nigéria, Papua Nova Guiné.
Pausa para enxugar as lágrimas de emoção que brotam espontaneamente neste meu coração patriota.
Controlando as emoções, volto a dizer sobre o "milagre brasileiro": pena que setenta e dois países ficaram à nossa frente no ranking. Mas também pudera, são potências como o Chile, Argentina, Kuwait, Qatar, Uruguai, Líbia, México, Malásia, Peru, Costa Rica, Albânia, Irâ, Trinidad y Tobago!
Competir com eles não dá! É covardia!
Não entendi como nós pudemos ganhar de potências sócio-econômicas como a Bolívia e a Venezuela.
Acho que é uma campanha para denegrir o "indião cherado" e o lider maior do socialismo bolivariano que tanto sucesso faz atualmente entre os povos narco-traficantes do mundo inteiro..
Injustiças à parte, é sempre bom lembrar que o Índice de Desenvolvimento Humano é calculado a partir de índices como a expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita.
Desejo que a Jamaica e o Zimbábue tenham melhor sorte neste 2011.

Por que o preço do petróleo sobe

Os especuladores de plantão aproveitam que há uma desorganização (momentânea?) em alguns paíse que possuem grandes reservas de petróleo no mundo, ou então possuem governos pouco confiáveis. Estes são os dez países com as maiores reservas do produto no mundo (não são necessáriamente os dez maiores exportadores de petróleo, portanto não confunda):
01 - Arábia Saudita (passando por problemas ligados à onda de revoltas populares no mundo islâmico)
02 - Irã (governado por um animal, fanático religioso, maníaco, com grandes possibilidades de iniciar uma guerra de proporções catastróficas com Israel e com os EUA)
03 - Iraque (desde a queda de S. Hussein é consumido numa terrível guerra civil)
04 -Kuwait (ameaçado pelo fantasma das revoltas populares que ronda aquela região)
05 - Emirados Árabes Unidos (vive a mesma situação do Kuwait)
06 - Venezuela (governada por um fascínora financiador do narco-trafico e fã de regimes ditatoriais)
07 - Rússia (governada por um assassino frio, um genocida chamado V. Putin)
08 - Líbia (ameaça eminente de guerra civil e destruição dos principais complexos petrolíferos do país)
09 - Cazaquistão (governo que financia movimentos separatistas islâmicos na C.E.I.)
10 - Nigéria (em crise desde o caos da guerra civil (1967-70), no tráfico de drogas cuja origem é a América do Sul e com destino múltiplo e variado - do consumo no Brasil, Europa e até no próprio continente africano - a rede de traficantes nigerianos é uma das maiores do mundo; até o contrabando de diamantes extraídos em vários países africanos e envolvendo organizações terroristas no o Hezbollah e a al Qaeda)
O panorama não é nada promissor, por essa razão, os especuladores estão faturando horrores. Mas isso já aconteceu em várias outras oportunidades.
E o Brasil do pré-sal?
Ele não está entre as maiores reservas do mundo?
Eu te respondo com a constatação de que o único que acredita no molusco (que saudades dele! pelo menos ele era engraçado) é o "polvo" brasileiro.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A AGONIA DO MÍNIMO

Pausa. A corja que vota o salário mínimo aumentou o próprio salário em quanto? A "dona mulher" que disse querer cortar gastos, criou um outro ministério. Você pode não ter ideia do organograma de um ministério, mas foram criados muuuuuuuuuitos cargos políticos. Enquanto isso, o concurso para pessoas que querem servir em cargos públicos não acontecem mais. É preciso cortar os gastos... Em 2010, o nosso grande líder e sábio, como Mao-Tsé-Tung, Stálin, Chavez, e esse animal que governa o Irã (se vc acredita que aquilo lá é uma democracia, experimente ser oposição; se for uma mulher acabará apedrejada), gastou o que não podia, não deveria, de forma imoral, indecente. Tudo para o "projeto de poder". Ele que disse que herdara uma "herança maldita" do governo anterior. Pois quem herdou essa "herança" foi a "dona mulher". Dele. Quanto ganha um deputado federal? Quanto ganha um senador? O país é um circo. Afinal, agora é carnaval. Leia a entrevista na Playboy do "sambista" confessando que sem o jogo do bicho (claro que aí estão incluídos outros crimes como o tráfico, a prostituição e jogos afins) o carnaval seria impossível. Disse que o "bicheiro" da Portela, já falecido (deve estar queimando no inferno de Gehenna) é o homem que ele mais admirou. "Os bons enfraquecem enquanto que os maus se enchem de vitalidade e confiança." Não sei o motivo, mas eu me lembrei de uma cena de um filme chamado "Taxi Driver". O protagonista olha pelo vidro do carro e vê a podridão que inunda NY. Ele pede a Deus que mande um dilúvio para lavar a sujeira daquela cidade. Vou começar a rezar por isso também.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Decadência - o abandono dos ideais

Se a coisa desprovida de nome é, por acaso, alguma realidade espiritual elevada, um valor excelso ou aspiração suprema da alma - uma dessas coisas essenciais que se pode expulsar da consciência, mas não não da existência -, é natural que a sua reencarnação obscura assuma as feições do informe, do monstruoso. É o que acontece com a palavra "ideal", obviamente fora de moda, cujo significado perde realidade com a rapidez com que perde sangue um decapitado.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Declínio - o abandono dos ideais.

IDEAL: é a síntese em que se fundem, numa só forma e numa só energia, a ideia do sentido da vida e a do preço de sua realização - diz-se que um homem tem um ideal quando ele sabe em qual direção tem de ir para tornar-se aquilo que almeja, e quando está firmemente decidido a ir nessa direção.
Quando as palavras saem de moda, as coisas que elas designam ficam boiando no abismo dos mistérios sem nome, e como tudo o que é misterioso e inexprimível oprime e atemoriza o coração humano com uma sensação de cerceamento e impotência, é natural que a atenção acabe por se desviar desses tópicos nebulosos e constrangedores. Pois o que desaparece do vocabulário logo acaba por desaparecer da consciência: o que não tem nome não é pensável, o que não é pensável não existe - tal é a metafísica dos avestruzes.
Só que a coisa desprovida do direito à existência continua a existir numa espécie de extramundo, inominada e inominável, tanto mais ativa quanto mais secreta, tanto mais temível quanto mais envolta nas pompas tenebrosas do nada. A restrição do vocabulário povoa o mundo de temores e presságios.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

The Peacemaker - Ashe Thompson

O blog "A Agonia de Prometeu" ficará apenas para assuntos como política e economia. O blog do Ashe Thompson, The Peacemaker, ficará com a postagem de trechos dos livros do assassino, poemas e coisas semelhantes. acesse: wwwashethompson.blogspot.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O EGITO - SEPULTADO NAS AREIAS DO TEMPO

No antigo Egito, aquele dos faraós, pirâmides, glória e esplendor, não existe mais. Naqueles tempos, as águas da Civilização fluíam entre as margens do Nilo. O país era cenário de uma história fascinante, cheio de magia, espiritualidade e mistério (quem sabe entende o que eu quero dizer). Ali se abria uma passagem para o outro lado do tempo. Morte e vida encontravam-se e se fundiam numa coisa só. Hoje, o que é o Egito? Um país destruído pela corrupção dos seus governantes, prestes a ser governado pela ignorância dos radicais religiosos. Radicais esses que deixariam o Profeta Muhammad (que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele) decepcionado. Houve um roubo ao museu do Cairo e tesouros com um valor inestimável desapareceram e que agora devem provavelmente integrar a coleção de alguns magnatas espalhados pelo mundo. Inglaterra, França e EUA se recusam a devolver os tesouros subtraídos do Egito, Mesopotâmia, Grécia. Esses tesouros estão expostos em museus protegidos com um sistema de segurança apropriado. Esses países estão certos. Devolver as pérolas aos porcos? Creio que não se possa fazer isso. Nesse nosso país que tem uma memória de quinze minutos é sempre bom lembrar que, se não fosse o ataque às torres do EUA ninguém iria falar mal dos talebãs, que tentam reescrever a história destruindo tudo aquilo que não convém aos seus propósitos. E quando esse movimento de "revolta" chega ao Irã, cujo presidente fez o nosso tão amado líder de trouxa, é questionado, como ele responde? Com a força das armas. Muitas pessoas presas e torturadas. Os EUA resolveram eleger uma pessoa completamente despreparada para ser "chefe" daquilo que eles chamam de Nova Ordem Internacional. Mas isso já é uma outra coisa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FOI APENAS UMA FALTA DE LUZ...

Essa é uma das "estórias" de um país imaginário, com um ministro imaginário, pau mandado de uma família imaginária, que disse: "Não houve apagão, apenas falta de luz." Eu passei boa parte dos meus anos de magistério dizendo que isso é uma sobrecarga nas redes de transmissão,uma falta de energia, um black-out. Quem apenas diz "acabou a luz" não passa de um ignorante ou corrupto(ou os dois). o jornal The Economist (inglês) comentou essa ignorância. Já imaginou se o transporte via metrô fosse uma prática usual, se o transporte ferroviário de pessoas fosse habitual... É que nesse país imaginário não existe o costume de usar o transporte ferroviário, pois ele praticamente não existe, de tão ruim. Eu passeei pela Inglaterra de trem sem problemas, pela França e pela Alemanha. Tente fazer isso no país imaginário. Mas nesse país imaginario, onde os ministérios estão sendo distribuídos como um açogueiro fatiando um pedaço de carne, não podemos esperar mais nada. Quando o homem que monta o cavalo branco disse que nós iríamos crescer à taxa de 5% ao ano, eu disse para aqueles que podiam entender: "Não haverá infra-estrutura para suportar tal crescimento. Aqueles que achavam errado e não gostavam das minhas críticas hoje se calam." A bomba relógio preparada pelo grande mestre vai explodir nas mãos do...da...sei lá o sexo dessa coisa.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SERAFINS - rascunho

Eu me chamo Rael. Sou um anjo e, como todo anjo, não tenho pais. Mas por força dos acontecimentos acabei arranjando um pai humano. Ele adotou-me como se eu fosse um filho, mesmo sabendo que nem humano eu era. Sou imortal e fui mandado à terra numa missão dada por Metraton (chefe de todos os anjos). Ele escolheu-me por eu pertencer à ordem dos Serafins (a ordem mais elevada da esfera mais alta da hierarquia dos anjos). Os Serafins são extremamente poderosos, temos muitas responsabilidades, somo um exemplo para os outros anjos e temos que mantê-los dentro das nossas regras e funções. Os simples nos chamam de "ardentes" ou então de "serpentes de fogo". Somos extremamente belos na nossa forma original. Metraton enviou-me para um povoado chamado Havanha, no interior de um país chamado Brasil, e a minha missão era julgar o caráter das pessoas do lugar. Deus os havia condenado: "Eles rejeitaram meus mandamentos, tornando-se, assim, sementes inúteis, não me reverenciando, mas abaixando a cabeça para deuses vaidosos. Negaram a minha unidade, encheram a terra com mentiras, ofensas, luxúrias abomináveis, a saber uns com os outros. E por essa causa farei recair sobre a terra um dilúvio e destruirei todos ele e toda a terra sucumbirá às trevas." Para completar a missão eu tive a ajuda de um outro anjo. Mas nós falhamos miseravelmente, e o dilúvio não aconteceu. Eu assumi a forma de uma criança e o outro anjo assumiu a forma de uma rosa azul e depois a forma de uma bela mulher. Conhecemos nesse instante um homem que se transformou no meu pai e no marido da bela mulher, Úrsula (esse foi o nome escolhido pelo outro anjo). O nome do homem era Ashe Thompson. Era um assassino. Nós três matamos muitos humanos. Como punição a nós anjos, Metraton impediu a nossa volta à ordem dos Serafins. Somos anjos caídos.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ouverture

Se acaso alguém perguntasse para mim quais os motivos que levaram-me a registrar os acontecimentos escritos nessas notas que agora tu lês, eu responderia: "Muitas coisas estranhas aconteceram na minha vida. Muitos mistérios eu desvendei, muitos segredos eu deslindei, muitas sociedades/irmandades eu conheci. Poucas pessoas possuem o conhecimento que eu adquiri nessas últimas décadas. Algumas pessoas sabem apenas fragmentos sem ter, contudo, a noção do todo. Demônios, sociedades secretas, ocultismo, livros invocatórios, elementais, anjos, guerras, a banalização do mal, pestes, fome, inundações, apocalipse, tudo isso está interligado. São sombras das coisas que virão. As profecias dizem que o fim dos tempos virá com as trevas. A catástrofe de que todos falam, mas apenas alguns poucos acreditam. A maioria de nós enfrentará o caos tarde demais. Apenas aqueles radicais, que não se sujeitam à disciplina, sem o freio da consciência, se preparam para a Batalha Final, sem a menor piedade. A chance das pessoas comuns sobreviverem ao caos é muito pequena. Ela reside tão somente na vontade desses radicais garantirem a sobrevivência de si próprios e, num efeito colateral, garantir a sobrevivência de alguns felizardos. Eu vejo tudo isso de um lugar distante. Vivo solitário como um lobo que se afastou da sua alcatéia por não aceitar a sua natureza predatória. Se eu sou suficientemente calmo e impessoal para ter registrado esses acontecimentos que presenciei, não o sei. E mesmo refletindo sobre tudo aquilo que aconteceu, eu ainda não sei se é a coisa mais sensata a fazer, mas sei que só terei descanso quando a minha missão estiver cumprida. Espero com esses escritos despertar em ti a capacidade de entender as coisas como elas realmente são, infinitas."
Acabo sempre fazendo coisas para não gritar,
como contar esta história.
Caio Fernando Abreu

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Novo livro do Ashe Thompson

Os Pacificadores
(The Peacemakers)
Ashe Thompson
Para:
Úrsula, que ensinou-me a gostar de crianças.
Jackie, apesar do nosso amor não ter frutificado.
Dominiquea, my Lioness.
Alexia, pelo amor sereno e dedicado, que deu sentido à minha vida.
Grace, que linda e fofa, deu asas à minha imaginação.