quarta-feira, 5 de abril de 2017

Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC
JAIRO BARBOSA - FSP
Um quarto de um jovem encontrado com paredes cheias de sinais e livros escritos à mão e o desaparecimento do autor, o estudante de psicologia Bruno Borges, 24. O mistério, que viralizou nas redes sociais, é investigado pela Polícia Civil de Rio Branco (AC).
Desde o último dia 27, Borges está sumido, segundo sua família, e não fez nenhum contato. Em seu quarto, foram encontrados 14 livros escritos à mão e criptografados, além de figuras e algarismos romanos.
O estudante não é visto desde que foi deixado pelo pai na porta de casa, em um bairro de classe média na capital do Acre.
A parede, o piso e alguns móveis do quarto receberam os escritos de Borges. No meio do cômodo, ele colocou uma estátua em tamanho natural do filósofo italiano Giordano Bruno que, segundo o pai do jovem, o empresário Athos Borges, foi comprada pelo valor de R$ 7.000.
Entre outras ideias, Giordano defendia que toda estrela era realmente um sol, rodeada de planetas, e que haveria mundos similares ao nosso em torno desses sóis. Ele foi perseguido por suas ideias subversivas e morto numa fogueira pela Inquisição em 1600.
Nas redes sociais, internautas comentam sobre a semelhança física entre Bruno e o filósofo.

Reprodução/Facebook
Imagem de Bruno no Facebook e comentários de internautas sobre semelhança com filósofo Giordano Bruno
Foto de Bruno no Facebook e comentários de internautas sobre semelhança com filósofo Giordano Bruno
A mãe de Bruno, a psicóloga Denise Borges, disse que antes do desaparecimento o quarto do filho era normal, igual ao de um jovem estudante.
Mas o cenário foi transformado durante o período em que ela e o marido viajaram de férias –passaram 22 dias fora do Estado.
"Estou muito preocupada, mas um pouco confortada já. Ele deixou um mistério que a gente ainda não entende, mas tem muita gente rezando por ele e sei que está bem", disse a mãe.
Antes de desaparecer, ainda conforme os pais, o estudante pediu dinheiro para patentear as obras que escrevera. Dizia para a família que havia encontrado uma teoria que iria mudar de forma boa a humanidade. Mas os pais negaram o auxílio financeiro.
Borges tem um irmão gêmeo, Rodrigo, além de Gabriela, mais velha, para quem chegou a mostrar um dos livros que produziu.

Reprodução
Filho desaparece e mãe acha quarto com paredes escritas com símbolos e criptografias
Filho desaparece e mãe acha quarto com paredes escritas com símbolos e criptografias
INVESTIGAÇÃO
O delegado Fabrizzio Sobreira esteve no quarto do estudante na última semana e viu as escrituras, os símbolos e os desenhos deixados pelo jovem.
Ele afirmou que, apesar dos sinais encontrados, a polícia possui poucas pistas que possam levar ao paradeiro do estudante.
Sobreira disse que a polícia está analisando todo o sistema de imagens existentes desde o aeroporto até o posto de fiscalização da Polícia de Trânsito na rodovia 317, que dá acesso à fronteira do Brasil com a Bolívia, distante 240 quilômetros da capital, em busca de informações.
O pai do estudante gravou um vídeo contando a trajetória do filho, pediu perdão por não acreditar no projeto pessoal dele e disse que vai financiar a publicação dos livros tão logo Borges volte para casa.

Nenhum comentário: