segunda-feira, 19 de junho de 2017

ANÁLISE: A entrevista de Joesley para a Época é muito estranha
Antes de qualquer comentário, é importante lembrar que Michel Temer foi aliado do PT e de Lula/Dilma por 13 anos. Que também neste período, Joesley Batista se tornou o mega-empresário que é hoje graças a falcatruas armadas pelo PT com conivência e participação de Michel Temer. Sabendo que Joesley Batista é um criminoso formado nos anos do governo do PT, torna-se é impossível negar que quem tinha as relações com ele como o tinham Temer e Aécio, muito provavelmente também era um bandido. É igualmente necessário lembrar que o jornalista Diego Escosteguy é um profissional competente e sério. Inclusive, há 3 anos, foi na revista Época que começaram a surgir as notícias do primeiro inquérito contra Lula, aquele sobre Tráfico Internacional de Influência, quando a Lava Jato não havia prendido Marcelo Odebrecht, por exemplo.
Ditas essas coisas básicas, que ultimamente têm sido esquecidas por uma turma “pró-Temer”, é realmente muito estranha esta entrevista do empresário à Revista Época. O trecho disponível na internet (neste link) é totalmente focado no relacionamento de Joesley com Temer. Nada se diz sobre os benefícios que ele conseguiu até montar o império praticamente monopolista da J&F, falcatruas que foram arquitetadas pelo PT.
A entrevista completa tem alguns trechos falando de Lula e Dilma, é verdade, mas está muito claro que para Joesley – e, aparentemente, para as Organizações Globo – o PT já é carta fora do baralho e portanto é preciso focar as delações em Temer.  Michel Temer certamente é líder de um esquema criminoso muito poderoso que hoje envolveu o PSDB e conseguiu, tal como o PT, ganhar imbecis a defendê-lo, muitos mesmo sem serem pagos. Mas elevá-lo a líder da mais perigosa quadrilha política do país é algo estranho demais.
O curioso disso tudo é que os “tucanos” e simpatizantes da internet têm atacado a Lava Jato, especialmente Deltan Dallagnol, e chegam até a desqualificar a apresentação da primeira denúncia que tornou Lula réu, aquela do PowerPoint. Pois bem, quem desacredita a Lava Jato por não ter prendido Lula ainda e torce para que o PT se dê mal precisa, necessariamente, que a versão “de Deltan” esteja correta pois ela é a única que se sobrepõe e contradiz esta propagada agora por Joesley. Se Michel Temer não é o maior chefe de quadrilha política no Brasil, apenas Lula poderia ter tal posto e a única versão factível disponível para chamar Lula de chefe da quadrilha é olhar para a denúncia inicial da Lava Jato e sua apresentação.
É plenamente possível questionar as palavras de Joesley Batista sem se tornar uma pessoa desprezível ao ponto de defender Michel Temer, um político podre que merece ir para a cadeia. Também é uma mentira propagada por bandidos do outro lado a tese de que a queda e prisão de Temer e dos tucanos vai reabilitar os petistas. Quem cai neste papo está sendo instrumentalizado por bandidos, especialmente quando ataca a revista Época e o Diego Escosteguy.

Nenhum comentário: