quarta-feira, 21 de junho de 2017

Lula merece os holofotes
O ex-presidente tem interpretado um papel que sua megalomania sempre recusou, mas que agora recebe com entusiasmo de estagiário: o de coadjuvante
Com o encerramento do prazo para a entrega das alegações finais da defesa às 23h59 desta terça-feira, poderá sair a qualquer momento a sentença do juiz Sérgio Moro condenando, ou não, o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá. Embora a prisão não vá ser decretada antes de uma decisão em segunda instância, ainda caibam recursos e este seja só um dos processos que ameaçam Lula, trata-se de um fato histórico da maior relevância. Mesmo assim, tem sido relegado ao segundo plano nos noticiários e nas sempre tão atentas redes sociais.
A obsessão de Rodrigo Janot — o procurador que se acha — em derrubar e prender Michel Temer e Aécio Neves, somada à diligência do ministro Edson Fachin nesses casos e, sobretudo, à delação seletiva do amigo Joesley Safadão, têm destinado a Lula um papel que sua megalomania sempre recusou, mas que agora interpreta com entusiasmo de estagiário: o de coadjuvante. O delator mais premiado do mundo garante que Temer é o chefão de uma organização criminosa e Aécio Neves é bandido de primeira linha, enquanto Lula é um homem com quem manteve apenas relações republicanas. Tamanha desfaçatez seria engraçada, não fosse o mal que faz ao país.
Cabe aos brasileiros que pensam, como diz o enunciado desta página, “lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido”. É Lula o chefe da organização criminosa que saqueou os cofres públicos como nunca na história deste país. Ninguém tira dele a pole position. E nem é preciso dizer que todos que cometeram crimes devem ser punidos, que ninguém deve ter bandidos de estimação e coisas do gênero, porque só não entenderam isso os cúmplices, comparsas e desmiolados.
Que Lula volte a monopolizar holofotes: ninguém os merece mais do que ele. De preferência treinando a utilização de algemas.

Nenhum comentário: