terça-feira, 20 de junho de 2017

O PT é o nosso Donald Trump

Bruno Santos/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 05-06-2017: A ex-presidente Dilma Rousseff participa de uma conferencia na abertura do Salão do Livro Político na PUC-SP. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-PODER *** EXCLUSIVO FOLHA***
A ex-presidente petista Dilma Rousseff
Joel Pinheiro da Fonseca - FSP
Não deixe a coloração ideológica te enganar: o petismo (isto é, todas as pessoas envolvidas na defesa do projeto do PT) é o que de mais perto temos da alt-right, a direita alternativa americana que deu a vitória a Trump.
As semelhanças entre o programa de Trump e o do PT são já bem conhecidas. Assim como Dilma, Trump foi eleito numa agenda populista prometendo mundos e fundos aos trabalhadores. Apostam no nacionalismo econômico, como na exigência de conteúdo nacional e na rejeição a acordos de livre comércio. Praticam o deficit fiscal insustentável –no Brasil via aumento de gastos, nos EUA via corte de impostos–, ambos dependentes de um improvável aumento da arrecadação.
Para além disso, contudo, há a semelhança do entorno cultural que criam para sustentar seu poder. Esse é ainda mais preocupante. Em poucas palavras: ambos promovem a segregação informacional de eleitores fanatizados, o culto à personalidade, a intimidação de vozes dissonantes e o aprofundamento das tensões sociais.
O primeiro aspecto que chama atenção é a rejeição à mídia tradicional, que, com todos os seus defeitos, é quem garante uma qualidade mínima ao jornalismo. Sob a alegação infundada de que ela veicula "fake news" –notícias falsas–, os seguidores de Trump aferram-se a blogs e radialistas da direita mais estridente; um mundo à parte, de "fatos alternativos" e teorias da conspiração paranoicas.
Para o petismo, a mídia tradicional é "golpista". Confiáveis são os blogs aliados ao petismo, também adeptos de teorias da conspiração estapafúrdias. A novidade é que, no Brasil, foram sustentados pelo governo federal até o impeachment acabar com a mamata.
Trump promove a hostilização a órgãos de imprensa. O Brasil já está um passo à frente: hostilização pública de jornalistas, como as perpetradas contra Míriam Leitão e Alexandre Garcia nas últimas semanas. Tudo justificado pela blogosfera petista.
Por meio de tuítes presidenciais e ameaças de novas tarifas, Trump tem reproduzido algo que nós no Brasil conhecemos bem: a intimidação do empresariado. Empresários se omitem da discussão política e do apoio a projetos, com medo de retaliações do governo federal.
Por fim, ambos os movimentos apostam na divisão social para arregimentar mais seguidores. No caso de Trump, uma campanha explícita de ódio a imigrantes, a muçulmanos e aos "liberals" –a esquerda americana. No petismo, uma fartura de divisões: pobres vs ricos, brancos vs negros, homens vs mulheres; até ciclistas vs motoristas. Não há ódio que não sirva ao sucesso do partido, ainda que a bandeira seja descartada no momento seguinte.
Apesar de representarem valores opostos, petismo e trumpismo têm saldo final similar: o rebaixamento da política democrática à guerra de bons vs maus, o fim da civilidade, o acirramento da divisão social.
O petismo, esse estrangulamento cognitivo da esquerda brasileira, é uma força em decadência. Mas isso não quer dizer que nossos problemas acabaram. A direita brasileira está aprendendo rapidinho a lição de Trump e já busca criar sua própria bolha de conservadorismo e culto a personalidades; até a islamofobia estão importando. Seja de que lado for, estaremos bem servidos. O que nos salva é o deboche.

Nenhum comentário: