domingo, 20 de agosto de 2017

A bola está com Cármen Lúcia, e não com os marajás do Judiciário 
Elio Gaspari - FSP
Eremildo, o idiota
Eremildo é um idiota e pretende patentear suas pílulas de felicidade. Elas têm dois ingredientes: metas do Meirelles e promessas do Doria. Só fazem efeito com bebida alcoólica, muita bebida alcoólica.
Marajás de toga
Depois de faturar R$ 504 mil reais no seu contracheque, o juiz Mirko Giannotte da 6ª Vara da cidade de Sinop (MT), desprezou as críticas e afirmou: "Eu não estou nem aí. Estou dentro da lei."
Tudo indica que ele tem razão. Faturou o que faturou, por conta de decisões referendadas pelo Conselho Nacional de Justiça, presidido pela ministra Cármen Lúcia.
A bola está com ela, e não com Giannotte ou com os demais marajás do Judiciário.
Gato por gato
Quem acreditou que o prefeito Marcelo Crivella mudaria os métodos nas negociações com o aparelho da Fetranspor não comprou gato por lebre, comprou gato por gato.
Um dos conselheiros de Crivella era Rodrigo Bethlem, que havia sido o "xerife" da ordem pública de Eduardo Paes e quindim da máfia das empresas de ônibus.
Paes foi aquele prefeito que pretendeu multar os cariocas que jogassem guimbas de cigarro na rua. Hoje, ele vive em Nova York.
Feriadão
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro continua surpreendendo o mundo. O ano letivo de 2017 ainda não começou, mas o reitor Ruy Garcia Marques informou que será facultativo o ponto na sexta-feira, 8 de setembro.
A Uerj quer independência financeira, mas, quando se trata de não trabalhar, aprecia uma boa dependência administrativa.

Com semidistritão, Câmara escandalosa produz mais um escândalo 
Maluquice
Uma Câmara escandalosa conseguiu produzir mais um escândalo. Pretende votar o chamado semidistritão em apenas uma semana.
A ideia surgiu há poucos dias, nunca foi debatida, não tem similar no mundo e ninguém sabe direito como funcionaria.
O cidadão poderia votar no candidato a deputado ou na legenda do partido. Não há quem explique como seriam rateados os votos dados à legenda. Se a divisão incluir os candidatos que já teriam sido eleitos com suas votações individuais, a redundância beira a maluquice.
Esse híbrido ajuda o PT, talvez o PSDB e o PSOL. Ganha uma viagem ao Afeganistão quem conhecer alguém capaz de sair de casa para votar na legenda do PMDB, do PP, do PSD, ou mesmo do DEM.
A atual legislatura mostrou que não tem competência nem vontade para fazer uma reforma política (salvo na esperteza da tunga bilionária do fundo eleitoral).
Ficaria tudo melhor se deixassem o velho sistema proporcional em paz. Para um doente, às vezes é melhor ficar em casa do que ir para um hospital contaminado, onde trabalham médicos loucos.
Presente
Donald Trump criou uma oportunidade para que se conheça melhor a sociedade americana e sua História. Pode-se ver (ou rever) a série de documentários "A Guerra Civil", do cineasta Ken Burns.
É uma obra-prima do gênero. Associa inteligência e erudição a um monumental trabalho de pesquisa.
São nove programas e cada um tem cerca de uma hora de duração. Com legendas em português, essa dádiva está no YouTube.
Está tudo lá.

Nenhum comentário: