quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SABE AQUELA HISTÓRIA DA PROSTITUTA DA BABILÔNIA?

Após oferecer vice, Kassab dá terreno em SP para Lula
Projeto, em análise na Câmara, doa área na cracolândia para museu de petista
Ex-presidente aceitou sugestão; no momento, prefeito e PT negociam aliança para eleição municipal de outubro
EVANDRO SPINELLI - FSP
Enquanto negocia o apoio do PSD a Fernando Haddad (PT) à sua própria sucessão, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez ontem um agrado ao ex-presidente Lula.
Kassab foi à Câmara Municipal, na abertura dos trabalhos do ano, entregar um projeto de lei que concede, por 99 anos, o direito de uso de duas áreas na cracolândia ao Instituto Lula.
Pelo projeto, que precisa de aprovação dos vereadores, a ONG criada pelo ex-presidente terá de construir no local o Memorial da Democracia, que abrigará o acervo documental de Lula.
Como contrapartida, o acesso ao arquivo terá de ficar disponível gratuitamente a alunos da rede pública e órgãos governamentais. Pelo menos 20% dos cursos ministrados também precisam ser gratuitos para estudantes.
Os dois terrenos no bairro que a prefeitura rebatizou de Nova Luz -o projeto de revitalização está pronto e aguarda apenas o licenciamento ambiental para ser licitado- somam 4.400 m² de área.
O estudo de viabilidade econômica da Nova Luz avalia que as duas áreas têm valor de mercado estimado em R$ 18,3 milhões. Não foi informado o custo da obra, que será bancada pela entidade.
Kassab disse que a concessão não tem relação com a aproximação do PSD com o PT. "Seria até um desrespeito ao presidente Lula."
O prefeito afirmou que a ideia de doar o terreno foi dele, em meados do ano passado, quando Lula anunciou que pretendia construir seu instituto em São Paulo.
Ele disse que falou diretamente com o ex-presidente, que topou a ideia. O instituto confirma que a sugestão foi aceita, mas não dá detalhes sobre o projeto.
Lula já havia manifestado a vontade de montar um memorial interativo, aos moldes dos museus do Futebol e da Língua Portuguesa, idealizados pelo tucano José Serra, em São Paulo.
O memorial funcionaria à parte do seu instituto, cuja sede fica no bairro do Ipiranga. O petista também já recebeu ofertas para abrigar seu instituto no Rio e em São Bernardo do Campo, onde mora.

Nenhum comentário: