quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MONTADORAS QUE ESCAPARAM DO AUMENTO DE IPI

Governo publica relação de 18 montadoras livres da alta do IPI
Fiat, Ford, GM , Volks, Mercedes-Benz, Hyundai, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota estão entre as beneficiadas
RIO DE JANEIRO - Dezoito montadoras de automóveis foram habilitadas pelo governo federal a vender automóveis com as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sem o aumento de até 30 pontos percentuais, anunciado em setembro do ano passado. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicou a relação com os nomes das fabricantes na edição desta terça-feira do “Diário Oficial da União”.
As montadoras habilitadas, em ordem alfabética, são: Agrale, Caoa (que representa a Hyundai), Fiat, Ford, General Motors, Honda, International Indústria Automotiva da América do Sul, Iveco, MAN Latin America, Mercedes-Benz, MMC Automotores do Brasil, Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyoya, Volkswagen e Volvo. O aumento na taxação sobre veículos importados foi decidido pelo governo numa ofensiva para estimular as montadoras nacionais e elevar a produção no país.
A medida, que entrou em vigor em dezembro, elevou para até 55% o IPI sobre automóveis. Para não serem atingidas pela taxação maior, as montadoras instaladas no Brasil precisavam comprovar que se enquadravam em três amplos critérios, entre eles o que trabalharem com menos 65% das peças dos carros produzidas no Brasil e no Mercosul.

Nenhum comentário: