quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CPI do BNDES blinda convocação de Lula
Por 16 votos contra 11, requerimento que pedia a convocação do ex-presidente para se explicar na Câmara sequer entrou na pauta de votação
Ana Clara Costa - VEJA
O ex-presidente Lula discursa durante Congresso Internacional de Responsabilidade Social em Buenos Aires, na Argentina - 10/09/2015Lula foi poupado de explicar facilitação de negócios de empreiteiras brasileiras no exterior(Hugo Villalobos/AFP)
Em sessão nesta quinta-feira, deputados da CPI do BNDES blindaram o ex-presidente Lula de convocação para prestar depoimento sobre sua atuação para facilitar negócios de empreiteiras brasileiras no exterior, por meio de financiamentos do banco de fomento.
Um requerimento de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS) pedindo a convocação de Lula teve assinaturas suficientes para entrar em pauta na reunião desta quinta. No entanto, o presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), questionou o fato de parte das assinaturas serem de suplementes, e não dos próprios deputados, o que, segundo dele, fere o regimento.
Com a negativa em relação às assinaturas, a simples entrada do requerimento na pauta do dia precisou de votação dos deputados presentes. Mas a maioria, composta por petistas e aliados, blindou o ex-presidente. Foram 16 votos contra a entrada do requerimento na pauta, e 11 a favor.
Abílio - A CPI também rejeitou o requerimento para convocar o empresário Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF. O pedido rejeitado, de autoria do deputado José Rocha (PR-BA), relator da comissão, solicitava que o empresário falasse sobre operações com o BNDES.

Nenhum comentário: