domingo, 3 de janeiro de 2016

Estado Islâmico suspeito de planear atentado suicida em Munique
Bárbara Cruz - DN

REUTERS
"Entre cinco e sete" suspeitos no alerta terrorista. Polícia recebeu alerta para a possibilidade de ataques em múltiplos locais da cidade
O movimento extremista Estado Islâmico (EI) terá planeado perpetrar um atentado suicida em Munique, no sul da Alemanha, durante a véspera de ano novo, informou o ministro do estado da Baviera, Joachim Hermann.
A polícia da cidade de Munique, na Alemanha, alertou para um ataque terrorista iminente e pediu à população para evitar multidões.
As autoridades recorreram ao Twitter para explicar que a principal estação de comboios da cidade tinha sido evacuada, assim com a estação de Pasing, e que os comboios deixavam de fazer paragens em ambas. Na zona foi entretanto definido um perímetro de segurança, com agentes da polícia a pedirem às pessoas que se afastem da área.
Polizei München
@PolizeiMuenchen
Aktuelle Hinweise, dass in #München ein Terroranschlag geplant ist. Bitte meidet Menschenansammlungen und die Bahnhöfe Hauptbahnhof + Pasing
O chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrä, indicou por seu lado, que "entre cinco e sete" suspeitos estariam a planear um ataque suicida.
Não foram revelados mais dados até ao momento nem se efetuaram detenções.
Um jornal local de Munique, TZ, garante que a polícia recebeu alerta para a possibilidade de ataques em múltiplos locais da cidade.
O ministro do estado da Baviera, Joachim Hermann afirmou que, apesar de não haver 100% de certezas, as informações recebidas eram demasiado importantes pelo que não podiam ser ignoradas e foram tomadas medidas imediatas.
Por essa razão, foi ordenada a evacuação de duas estações de metro e foram lançados apelos à população para evitar grandes concentrações, já que os terroristas poderiam atuar noutra zona ao não conseguirem aceder aos seus objetivos originais.
Hermann comparou a situação àquela que se viveu há poucas semanas em Hannover, quando um jogo de futebol entre a Alemanha e a Holanda teve que ser cancelado devido a ameaça terrorista.

Nenhum comentário: