domingo, 31 de julho de 2016

Pagar restaurante com dinheiro pode já não ser mais uma opção
NYT
É o que aconteceu com o Sweetgreen, uma rede americana de restaurantes, que em janeiro teve, segundo um dos seus fundadores, a "ideia maluca" de recusar as cédulas. Quase ninguém reclamou nas redes sociais, diz Jonathan Neman, diferentemente de quando o bacon e o sriracha (molho de pimenta tailandês) deixaram o menu.
"Uma das maiores reclamações no Sweetgreen era a fila. Não aceitando dinheiro conseguimos atender os clientes de modo muito mais rápido", diz o cofundador.
Segundo Neman, em seis unidades que recusam dinheiro (algumas lojas da rede ainda aceitam), os funcionários conseguem atender de 5% a 15% mais clientes por hora.
"O tempo e o dinheiro gastos na burocracia ao aceitarmos a cédula não valem a pena", diz Jeff Zalaznick, executivo da Major Food Group, que tem uma série de restaurantes em Nova York.
Não são apenas a rapidez e a economia que estão levando os restaurantes a reduzir as formas de pagamento.
Uma das alternativas que estão ganhando força são os aplicativos por aparelhos móveis (celular, por exemplo). Esses aplicativos permitem que os restaurantes obtenham dados de consumo dos clientes, além de feedback.
DIFICULDADES
Abandonar o dinheiro, porém, tem seus problemas. O pagamento em cédulas nos EUA ainda representa 26% das transações. Além disso, quem não tem conta em banco (quase 8% da população) fica sem alternativas.
Cartões e aplicativos de pagamento também são sujeitos a falhas de segurança, o que pode expor dados de clientes. Outra vantagem da cédula é que, de acordo com estudos, pagar em dinheiro ajuda o consumidor a gastar menos, ao dar mais valor ao que compra

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