AFP | ||
O marqueteiro de Dilma Rousseff, João Santana, ao ser preso pela Lava Jato |
Em seu depoimento à Justiça, na quinta-feira passada, João Santana disse que o Brasil tem uma Muralha da China.
O publicitário fez até uma emenda no testemunho a Sergio Moro para
acrescentar o paredão chinês. O muro, segundo ele, vai de Curitiba a
Manaus, passa por Brasília, e é tão desmesurado que pode ser visto de
satélites.
Sua argamassa é feita de "milhões de pessoas, de todas as classes e de dezenas de profissões". A construção colossal é "o centro de gravidade" da política: o caixa dois. Santana elegeu presidentes, governadores, prefeitos e parlamentares aos milhares graças à grana vinda dali. Sabe do que fala quando afirma que, por baixo, 98% das campanhas são ilegais.
Longamente meditada, a declaração em juízo atesta que todos os políticos eleitos –da situação e oposições, de executivos e legislativos– exercem um poder ilegítimo. Santana não provocou pasmo porque a verdade não alcança quem não pode ouvi-la. É o que diz o narrador de "Na Construção da Muralha da China".
Diante dos grandes do império, da turba reunida para assistir sua morte, o imperador do conto de Kafka chama um arauto. Sussurra-lhe uma mensagem destinada a um súdito ínfimo, morador dos confins inalcançáveis do império. Vigoroso e incansável, o arauto porta a revelação última do soberano. Mas é espessa a muralha de salas e gentes que o cerca.
Jamais as ultrapassará e, se conseguisse, de nada adiantaria; teria que descer escadas e percorrer pátios inumeráveis; e depois um segundo palácio, circundante; e mais cômodos e corredores intransponíveis; e outros palácios sem fim; e assim por milênios; e, se cruzasse o derradeiro portão, chegaria apenas à capital que ninguém nunca atravessou, muito menos com o recado de um morto.
Só dois poderosos comentaram a mensagem da Muralha. Dilma negou ter autorizado o caixa dois: "se houve pagamento, não foi com o meu consentimento". A gerentona, um mito criado pelo próprio Santana, pedalou pela Muralha mas não a viu.
Já Gilmar Mendes disse que a proibição do pagamento privado de políticos foi um "salto no escuro", contra o qual votou. Preocupa-o que "organizações criminosas atuem de maneira mais enfática" nas eleições de outubro. O juiz não esclareceu se considera Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez organizações criminosas, nem se elas corromperam com a ênfase apropriada.
O que terá dito o imperador ao mensageiro? Certamente não foi que o poder emana do povo e em seu nome é exercido. Dentro e fora da Muralha, seus súditos e adversários sabem disso. Aqui, como disse João Santana, é o poder econômico que manda.
São os donos do dinheiro que decidem em quem se pode votar. Só os partidos e candidatos que se comprometem com eles recebem doações. Foi esse o compromisso que Lula assumiu com sua Carta aos Brasileiros. Os pobres votaram nele e em Dilma –para gáudio das empreiteiras, e dos bancos que emprestaram a elas– e tornaram inexpugnável a Muralha que os aprisiona.
É por isso que o imperador talvez tenha dito ao arauto um trecho de "A recusa", outro conto de Kafka:
"Faz séculos que não se produz entre nós nenhuma mudança política partida dos próprios cidadãos. Os mandatários são substituídos uns pelos outros, até dinastias são depostas; a própria capital foi destruída, e fundada outra; mais tarde, essa última também foi destruída; e nada disso teve influência alguma na nossa pequena cidade".
Sua argamassa é feita de "milhões de pessoas, de todas as classes e de dezenas de profissões". A construção colossal é "o centro de gravidade" da política: o caixa dois. Santana elegeu presidentes, governadores, prefeitos e parlamentares aos milhares graças à grana vinda dali. Sabe do que fala quando afirma que, por baixo, 98% das campanhas são ilegais.
Longamente meditada, a declaração em juízo atesta que todos os políticos eleitos –da situação e oposições, de executivos e legislativos– exercem um poder ilegítimo. Santana não provocou pasmo porque a verdade não alcança quem não pode ouvi-la. É o que diz o narrador de "Na Construção da Muralha da China".
Diante dos grandes do império, da turba reunida para assistir sua morte, o imperador do conto de Kafka chama um arauto. Sussurra-lhe uma mensagem destinada a um súdito ínfimo, morador dos confins inalcançáveis do império. Vigoroso e incansável, o arauto porta a revelação última do soberano. Mas é espessa a muralha de salas e gentes que o cerca.
Jamais as ultrapassará e, se conseguisse, de nada adiantaria; teria que descer escadas e percorrer pátios inumeráveis; e depois um segundo palácio, circundante; e mais cômodos e corredores intransponíveis; e outros palácios sem fim; e assim por milênios; e, se cruzasse o derradeiro portão, chegaria apenas à capital que ninguém nunca atravessou, muito menos com o recado de um morto.
Só dois poderosos comentaram a mensagem da Muralha. Dilma negou ter autorizado o caixa dois: "se houve pagamento, não foi com o meu consentimento". A gerentona, um mito criado pelo próprio Santana, pedalou pela Muralha mas não a viu.
Já Gilmar Mendes disse que a proibição do pagamento privado de políticos foi um "salto no escuro", contra o qual votou. Preocupa-o que "organizações criminosas atuem de maneira mais enfática" nas eleições de outubro. O juiz não esclareceu se considera Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez organizações criminosas, nem se elas corromperam com a ênfase apropriada.
O que terá dito o imperador ao mensageiro? Certamente não foi que o poder emana do povo e em seu nome é exercido. Dentro e fora da Muralha, seus súditos e adversários sabem disso. Aqui, como disse João Santana, é o poder econômico que manda.
São os donos do dinheiro que decidem em quem se pode votar. Só os partidos e candidatos que se comprometem com eles recebem doações. Foi esse o compromisso que Lula assumiu com sua Carta aos Brasileiros. Os pobres votaram nele e em Dilma –para gáudio das empreiteiras, e dos bancos que emprestaram a elas– e tornaram inexpugnável a Muralha que os aprisiona.
É por isso que o imperador talvez tenha dito ao arauto um trecho de "A recusa", outro conto de Kafka:
"Faz séculos que não se produz entre nós nenhuma mudança política partida dos próprios cidadãos. Os mandatários são substituídos uns pelos outros, até dinastias são depostas; a própria capital foi destruída, e fundada outra; mais tarde, essa última também foi destruída; e nada disso teve influência alguma na nossa pequena cidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário