Felipe Moura Brasil comparou
esta reação inteligente e corajosa de Doria com a de outros tucanos no
passado. Não dá nem para comparar, pois é covardia! O blogueiro da Veja
lembra de alguns episódios:
Em 2006,
Alckmin vestiu um casaco com os símbolos das estatais para provar que
não era “privatista”, como o PT o acusava – mas Doria não precisou
vestir um casaco grafitado para reagir à Amazon.
Em 2010,
Serra defendeu a criação de uma 13ª parcela em favor dos beneficiários
do Bolsa-família para provar seu amor ao programa – mas Doria não
precisou oferecer um 13º aos grafiteiros.
Em 2014, Aécio se limitou a chamar a propaganda do PT
sobre os “fantasmas do passado” de “ato de um governo que vive seus
estertores” – mas Doria não precisou se limitar a um lamento pedante.
O prefeito
trocou a postura defensiva – para não dizer suicida –, complacente e
tecnocrática com que os velhos tucanos reagem aos ataques petistas pelo
contra-ataque altivo, inteligente e irreverente que impõe ao adversário
um problema publicitário e moral ainda maior do que aquele que ele
tentou jogar sobre seu colo.
Se a
Amazon fizer doações a São Paulo, Doria sai vencedor do confronto pela
ajuda que conseguiu para a cidade. Se não fizer, o prefeito sai
igualmente vencedor por comprovar o oportunismo não solidário da
empresa.
Doria colocou a equipe de marketing da
Amazon numa encruzilhada. Vai doar o que foi solicitado ou vai assinar
atestado de oportunismo? Moura Brasil conclui com um recado aos caciques
tucanos: “Aprende, tucanada, em vez de boicotar a candidatura
alheia pela raiz”.
De fato, a postura de Doria representa
algo novo dentro do partido, pois os tucanos, historicamente, sempre
optaram pela “diplomacia”, eufemismo para covardia. Mascarando sua
pusilanimidade com o verniz de “educação”, a triste realidade é que o
PSDB sempre apanhou calado da extrema-esquerda, dos seus “primos
radicais”, e nunca conseguiu revidar à altura.
A Amazon tentou colocar Doria contra a parede ao favorecer a esquerda caviar, mas se deu muito mal. Como Guilherme Macalossi comenta, a estratégia foi péssima:
A nova propaganda da Amazon sobre o Kindle é duplamente burra:
1 – Ela se contrapõe à majoritária parcela da população paulistana, francamente a favor do programa “Cidade Linda”
2 – Ela compara os autores de livros a criminosos pichadores que emporcalham a cidade
Exatamente. Se fosse um típico tucano,
iria vestir a carapuça e se intimidar. Doria não é um típico tucano. Ele
tem mais testosterona sozinho do que todos os tucanos juntos, apesar da
pinta de “coxinha” (coisa que soube também transformar em ativo, como
quando rebateu que seus ternos caros foram comprados com dinheiro do seu
trabalho, ao contrário de Lula). É isso que o povo quer! Alguém que
lute por seus interesses sem medo da patrulha politicamente correta.
Continuo fã do Kindle, pois é um belo
produto, apesar da péssima propaganda. E passei a admirar um pouco mais o
prefeito de São Paulo, que não se deixa intimidar por essa pressão
“progressista”.
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