Laryssa Borges - VEJA
Movimento 'Nem Que a Vaca Tussa'
(MudaMais/Reprodução)
Durante o vale-tudo para tentar conter o então "furacão Marina Silva",
em proa de subida nas pesquisas eleitorais de setembro, a
presidente-candidata Dilma Rousseff sugeriu que a adversária pretendia
acabar com direitos trabalhistas em vigor e disparou uma frase cunhada
pela sua equipe de marketing para chacoalhar a militância petista nas
redes sociais: "Nem que a vaca tussa", esbravejou. A expressão foi usada
à exaustão pela campanha, numa ofensiva pela desconstrução da imagem de
Marina – cuja candidatura minguou vertiginosamente na sequência. Na
reta final do primeiro turno, uma vaquinha malhada chegou a ser mote de
sindicalistas alinhados à então presidente-candidata para uma
“mobilização nacional” em defesa dos trabalhadores. Nesta segunda-feira,
Dilma deu sequência à linha de fazer tudo ao contrário pós-urnas
e determinou que seus ministros anunciassem o endurecimento de regras
para a concessão de benefícios como o seguro-desemprego e a pensão por
morte. O pacote impopular do governo, oficializado a três dias do início
do novo mandato, é uma tentativa de começar a colocar a economia nos
eixos. Marina Silva reagiu hoje e afirmou em sua conta no Twitter
que a economia em frangalhos mostra que “a realidade desmantelou o
marketing eleitoral de Dilma”
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