Lizette Alvarez - NYT
Melissa Lyttle/The New York Times
Harris
Rosen enriqueceu no ramo de hotelaria na Florida e decidiu transferir
parte de sua fortuna para uma comunidade problemática com o nome
melodioso de Tangelo Park
Há duas décadas, Harris Rosen, que cresceu pobre no Lower East Side de Manhattan e enriqueceu no ramo de hotelaria na Florida, decidiu transferir parte de sua fortuna para uma comunidade problemática com o nome melodioso de Tangelo Park.
A um piscar de olhos do polo turístico da cidade,
este bairro de casas pequenas, um dia charmosas, parecia estar a um
mundo de distância dos prazeres de um parque temático, enquanto seus
líderes tentavam combater as drogas, o crime e um número cada vez maior
de casas fechadas. Quase metade dos estudantes tinha abandonado a
escola.Há duas décadas, Harris Rosen, que cresceu pobre no Lower East Side de Manhattan e enriqueceu no ramo de hotelaria na Florida, decidiu transferir parte de sua fortuna para uma comunidade problemática com o nome melodioso de Tangelo Park.
Vinte e um anos mais tarde, com uma infusão de US$ 11 milhões do dinheiro de Rosen até agora, Tangelo Park é uma história de sucesso impressionante. Quase todos os estudantes concluem o ensino médio, e a maioria vai para a faculdade com bolsas integrais financiadas por Rosen.
As crianças pequenas chegam à educação infantil prontas para aprender, ou até para ler, por causa das creches gratuitas e de um programa pré-escolar oferecido por Rosen. Os valores dos imóveis subiram. As casas e os gramados, com poucas exceções, são acolhedores. O crime despencou.
"Estamos sentados no ouro aqui agora", disse Jeroline G. Adkinson, presidente da Associação de Moradores de Tangelo Park e moradora de longa data da comunidade de maioria negra. "Ele ajudou a mudar a comunidade."
Ainda assim, o progresso de Tangelo Park levanta tantas questões quanto as que responde. Apesar de inspirador, ele pode ser replicado? Ou se trata da história singular de uma figura singular disposta não só a doar seu dinheiro mas também seu tempo?
Alguns elementos do sucesso de Tangelo Park, como o foco tanto na educação infantil quanto na faculdade, estão sendo usados em outros programas. E outros indivíduos desempenharam papéis importantes na mudança de vida de estudantes em outros lugares. George Weiss criou o programa Diga Sim à Educação, que oferece bolsas de estudo e ajuda alunos a concluírem o ensino médio, e Geoff Canada liderou o amplo programa Harlem Children's Zone, que tem melhorado as perspectivas de futuro de milhares de crianças no Harlem que frequentam escolas "charter" [escolas particulares gratuitas que recebem financiamento público].
Mas talvez seja difícil imitar Tangelo Park em outros aspectos. A comunidade é pequena --com apenas 3 mil pessoas-– e cheia de proprietários de imóveis, com uma coesão incomum para uma área urbana. Tangelo tem líderes determinados que estavam lutando contra o tráfico de drogas mesmo antes da chegada de Rosen. E teve a atenção e o financiamento de Rosen por mais de 21 anos.
"Não é barato", disse Rosen. "Você fica até que a comunidade não precise mais de você."
Mas, ele acrescentou, tem muita gente rica com recursos para fazer a mesma coisa, basta querer.
Sentado com os pés apoiados em sua mesa de madeira velha e gasta, Rosen, 75, em forma, elegante e pouco dado a formalidades (seus cães, adotados de um abrigo, costumam ficar na sala), disse que o programa está enraizado em um elemento ausente em muitas comunidades dos EUA.
"Esperança", disse Rosen. Por que dedicar horas incontáveis à escola se a faculdade, cara como é, está fora do alcance? "Se você não tem nenhuma esperança, então qual é o sentido?", acrescentou.
O Programa Tangelo Park teve sucesso em grande parte por causa de sua simplicidade. Não tem uma escola charter para as crianças-– cerca de 900 menores de 18 anos-– não tem muita burocracia, nenhuma captação de verba, nenhuma equipe envolvida. Ele é dirigido quase que inteiramente por voluntários, na maioria líderes comunitários. Ao todo, Rosen agora gasta cerca de US$ 500 mil por ano, menos do que quando começou o programa, disse.
O plano de Rosen não dá dinheiro diretamente para as escolas, em vez disso, direciona-o para ajudar crianças em idade pré-escolar e para fornecer bolsas a alunos do ensino médio.
Um homem detalhista, ele prefere estar presente: em todas as reuniões do conselho exceto duas ao longo de 21 anos, e em muitas cerimônias de bolsas de estudo e de formatura, inclusive das creches, tudo isso enquanto administra sete hotéis e ainda arruma tempo para sua mulher e quatro filhos.
"Este programa é muito diferente dos outros porque estende as duas mãos para a comunidade e diz que estamos aqui para servir e ajudar as pessoas a se tornarem o melhor que podem ser", diz Bernice King, filha do reverendo Martin Luther King Jr. e diretora do Centro King em Atlanta, que deu um prêmio a Rosen em janeiro. "Muitos desses programas têm apenas uma coisa aqui e uma coisa acolá."
Rosen, que dirige o Rosen Hotels and Resorts, oferece bolsas de estudos todo ano para os estudantes de Tangelo Park que vão para faculdades públicas e escolas técnicas da Flórida. As bolsas pagam o ensino, alojamento, alimentação, livros e custos de viagem.
Para as crianças mais novas, ele criou um sistema de creches gratuitas nas casas de Tangelo Park, garantindo que os cuidadores certificados, que também são proprietários das casas, ofereçam instrução para crianças a partir dos dois anos. Ele também inaugurou e financia um programa pré-escolar na escola de ensino fundamental local e oferece aos pais treinamento para apoiar os filhos.
"Isso tem sido muito bom para as crianças de Tangelo Park", disse Diondra Newton, diretora da escola Tangelo Park Elementary, sobre as creches. "Você vê uma diferença enorme entre as crianças que participaram do programa e aquelas que vêm de outros lugares."
Na semana passada, 20 dos 25 alunos do último ano do ensino médio de Tangelo Park se formaram com bolsas de estudo de Rosen nas mãos. Desde 1994, Rosen já distribuiu cerca de 450 bolsas de estudo.
"É metade da batalha –-visualizar que eles podem ir para a faculdade", disse Sam Butler, morador antigo do local.
Jerry L. Deming, xerife de Orange County, que inclui Tangelo Park, disse que a comunidade está mudada. Os crimes violentos caíram bastante, em parte por causa do programa, os seus policias não param mais lá com tanta frequência. "A qualidade de vida melhorou significativamente lá", disse ele.
No ano que vem, Rosen começará seu programa de educação em Parramore, uma comunidade no centro de Orlando, com conjuntos habitacionais e uma população mais transitória. Ela será um desafio maior do que Tangelo Park, com sua igreja, YMCA e a associação de moradores.
O sucesso em Parramore pode persuadir outras pessoas ricas a abraçarem o programa, disse ele.
Por enquanto, Rosen se deleita com Tangelo Park. Ele se lembra de sua primeira visita à escola primária em 1993. Quando perguntou aos alunos quantos queriam ir para a faculdade, "duas ou três mãos se levantaram, e eu disse: 'isso precisa mudar'", ele conta. Um ano depois, "todas as mãos se levantaram".
Tradutor: Eloise De Vylder
Nenhum comentário:
Postar um comentário