terça-feira, 31 de maio de 2016

EUA alertam sobre risco de ataques terroristas na Europa nos próximos meses
Emitido pelo Departamento de Estado, alerta estará vigente até o dia 31 de agosto
VEJA
Segurança no Aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, é reforçada após a reabertura do local, neste domingo (03), 12 dias após os atentados que deixaram dezenas de mortosSegurança no Aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, é reforçada após a reabertura do local, neste domingo (03), 12 dias após os atentados que deixaram dezenas de mortos(Benoit Doppagne/Reuters)
O governo dos Estados Unidos alertou nesta terça-feira seus cidadãos para o risco de ataques terroristas na Europa durante os próximos meses de verão no Hemisfério Norte, particularmente em meio a grandes eventos como a Eurocopa, que será disputada na França, ou a Jornada Mundial da Juventude, a se realizada na Polônia. O alerta, emitido pelo Departamento de Estado, estará vigente até 31 de agosto.
"O grande número de turistas que visitam a Europa nos meses de verão apresenta maiores alvos para ataques terroristas em lugares públicos, especialmente em grandes eventos", diz o comunicado de alerta.
Além dos "grandes eventos", o texto faz referência ao risco de ataques terroristas em lugares turísticos, restaurantes, shoppings e meios de transporte.
O Departamento de Estado ressaltou que a França será sede da Eurocopa de 10 de junho a 10 de julho e que os estádios, as áreas de encontro de torcedores e os lugares que transmitam as partidas no país e em toda a Europa "representam alvos potenciais para os terroristas".
O alerta menciona, além disso, a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 26 a 31 de julho em Cracóvia (Polônia), que deve receber cerca de 2,5 milhões de pessoas.
O Departamento de Estado recomenda aos americanos que estão planejando viajar à Europa nos próximos dias que permaneçam "atentos" em lugares públicos e em meios de transporte em massa. Além disso, aconselhou que evitem "lugares muito movimentados".
"As autoridades europeias continuam adotando medidas para garantir a segurança pública e desmantelar complôs terroristas", disse o Departamento de Estado.
O texto também destaca que os EUA continuarão "compartilhando informações" com seus aliados europeus para ajudar a "identificar e resistir às ameaças terroristas".

Nenhum comentário: