Em seu novo site Taster, a emissora pública britânica testa seus novos projetos
Eric Albert - Le Monde
Assim que começa a matéria sobre o show do "Run the Jewels", uma dupla de hip-hop americana, aparecem ícones na tela do computador. O espectador pode então clicar para acompanhar nos bastidores o artista de sua escolha. Também é possível passar direto para ouvir o áudio de três músicas ou para a entrevista da dupla, dividida em três partes que podem ser ouvidas em qualquer ordem.
Esse é um exemplo, dentre muitos outros, daquilo que os britânicos
agora podem encontrar no BBC Taster. Esse novo website, lançado no dia
26 de janeiro, é um salto no desconhecido para a respeitável corporação.
O objetivo é usá-lo para testar seus novos projetos e ver como os
espectadores reagem. Todos são convidados a dar uma nota ao programa e a
compartilhá-lo nas redes sociais. "A ideia é abrir o processo criativo
para nossa audiência", explica Ralph Rivera, diretor da BBC Futur Media.
Seu sucesso é fenomenal, com picos de 10 milhões de visualizações por dia. "Mas, por melhor que seja o iPlayer, quando você aperta o botão do play é como se estivesse assistindo à televisão", observa Rivera. Os novos aparelhos podem fazer muito mais que isso, como saber quem você é. "Seu objetivo é fazer do BBC Taster uma maneira de inventar uma televisão 'social, interativa, não-linear'".
As primeiras ideias lançadas no site ressaltam o imenso potencial que representa a aproximação com a internet. Nem todas são necessariamente revolucionárias: a reportagem sobre o "Run the Jewels" lembra um webdocumentário, um formato relativamente comum. Mas os projetos vão em direções muito diferentes entre si.
Um exemplo é uma excelente entrevista com Lena Dunham, a atriz norte-americana da série "Girls", feita pela atriz inglesa Jennifer Saunders. A conversa havia sido transmitida dentro do jornal da BBC2, mas somente em um formato de dez minutos. No BBC Taster, é possível ver a entrevista completa, com 40 minutos inéditos, divididos em sequências de cinco minutos, que podem ser assistidos em qualquer ordem.
A ideia que melhor funcionou até hoje é um aplicativo que usa o Facebook, chamado YourStory. A partir da data de nascimento inserida no perfil do Facebook de cada usuário, o aplicativo sugere uma seleção de vídeos tirados do catálogo da BBC, que segue a cronologia de vida de cada um: "O ano de seu nascimento foi o jubileu de prata da rainha", seguido de um vídeo do jubileu; "quando você tinha quase 11 anos, a greve dos mineiros chegava ao fim", seguido de trechos de reportagens da época...
O BBC Taster também sugere videoclipes curtos de humoristas (não muito engraçados), um programa de turismo conhecido onde o espectador pode escolher o lugar que ele quer visitar (dentro do limite dos programas já gravados) ou ainda ter acesso a 45 anos de arquivos de rádio (incompletos, mas fascinantes)...
Televisão "social"
Com esse site, a BBC tenta desvendar o futuro da televisão, que aos poucos vai se fundindo com a internet. Aos poucos os programas vão sendo cada vez mais assistidos nos computadores, nos smartphones e nos tablets. Até hoje, a BBC vinha respondendo com o iPlayer, um site que permite assistir gratuitamente a todos os programas transmitidos há um mês ou mais.Seu sucesso é fenomenal, com picos de 10 milhões de visualizações por dia. "Mas, por melhor que seja o iPlayer, quando você aperta o botão do play é como se estivesse assistindo à televisão", observa Rivera. Os novos aparelhos podem fazer muito mais que isso, como saber quem você é. "Seu objetivo é fazer do BBC Taster uma maneira de inventar uma televisão 'social, interativa, não-linear'".
As primeiras ideias lançadas no site ressaltam o imenso potencial que representa a aproximação com a internet. Nem todas são necessariamente revolucionárias: a reportagem sobre o "Run the Jewels" lembra um webdocumentário, um formato relativamente comum. Mas os projetos vão em direções muito diferentes entre si.
Um exemplo é uma excelente entrevista com Lena Dunham, a atriz norte-americana da série "Girls", feita pela atriz inglesa Jennifer Saunders. A conversa havia sido transmitida dentro do jornal da BBC2, mas somente em um formato de dez minutos. No BBC Taster, é possível ver a entrevista completa, com 40 minutos inéditos, divididos em sequências de cinco minutos, que podem ser assistidos em qualquer ordem.
A ideia que melhor funcionou até hoje é um aplicativo que usa o Facebook, chamado YourStory. A partir da data de nascimento inserida no perfil do Facebook de cada usuário, o aplicativo sugere uma seleção de vídeos tirados do catálogo da BBC, que segue a cronologia de vida de cada um: "O ano de seu nascimento foi o jubileu de prata da rainha", seguido de um vídeo do jubileu; "quando você tinha quase 11 anos, a greve dos mineiros chegava ao fim", seguido de trechos de reportagens da época...
O BBC Taster também sugere videoclipes curtos de humoristas (não muito engraçados), um programa de turismo conhecido onde o espectador pode escolher o lugar que ele quer visitar (dentro do limite dos programas já gravados) ou ainda ter acesso a 45 anos de arquivos de rádio (incompletos, mas fascinantes)...
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