quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Onde Encontrar a Sabedoria II

Hoje em dia, bastou dar um clique no mouse e a resposta, a informação procurada está diante de nossos olhos na tela do computador. Mas acumular dados, quantificar informações não nos traz a sabedoria. A sabedoria vem para alguns que se dedicam à leitura de livros e da reflexão sobre aquilo que lemos.
Harold Bloom foi extremamente feliz quando escreveu que "Ler bem é um dos grandes prazeres da solidão;. É o mais benéfico dos prazeres. Ler nos conduz à alteridade, seja à nossa própria ou a de nossos amigos, presentes ou futuros. Literatura de ficção é alteridade e, portanto, alivia a solidão. Lemos não apenas porque, na vida real, jamais conheceremos tantas pessoas como através da leitura, mas, também, porque amizades são frágeis, propensas a diminuir em número, a desaparecer, a sucumbir em decorrência da distância, do tempo, das divergências, dos desafetos da vida familiar e amorosa".
Sempre teremos no livro um bom amigo.
Seja na solidão do lar, na solidão do voo, da viagem de ônibus, na estação rodoviária, no aeroporto, enfim, ele está ali a preencher espaços, sejam eles espirituais ou apenas o simples "matar o tempo".

Nenhum comentário: