quinta-feira, 12 de julho de 2012

NEONAZISMO CRESCE NA ALEMANHA

Polícia alemã descobre novo grupo militante neonazista
Sven Röbel e Andreas Wassermann - Der Spiegel
A mensagem de rádio que chegou à polícia no Estado de Brandenburgo, no leste da Alemanha, na noite de 22 de março, primeiro pareceu um incidente de rotina. Um homem havia sido encontrado inconsciente em sua cama num hotel em Herzberg, um vilarejo cerca de 60 quilômetros a noroeste de Berlim.
No momento em que os policiais entraram no quarto número 15 da pensão “Weisses Haus” (“Casa Branca”), um médico já havia confirmado que o hóspede estava morto. Não havia sinais de violência no corpo do homem. Ele havia aparentemente morrido de um ataque cardíaco.
Sem provas de um crime violento, parecia um caso muito simples --exceto por um pequeno detalhe. A polícia também encontrou uma mochila militar na sala contendo um arsenal de armas. Ela continha três pistolas, incluindo uma 7,65 milímetros e uma submetralhadora norte-americana com uma mira telescópica, bem como cerca de 300 cartuchos para armas de vários calibres. A identidade do homem morto também se mostrou muito interessante. Tratava-se de Jörg Lange, um ativista da cena de extrema direita com ficha pela polícia, que nasceu em 1966 no estado de Mecklenburg-Pomerânia do Oeste.
Três meses depois, as autoridades estavam tentando responder a várias perguntas. O que o homem planejava fazer com as armas? Como o arsenal chegou neste quarto da pensão? E, a mais explosiva de todas, será que um novo grupo militante neonazista havia se formado perto da capital alemã, poucos meses depois da descoberta da célula de Zwickau, que acredita-se ter matado pelo menos dez pessoas?
No sábado, a polícia entrou em ação, realizando batidas nos estados de Brandenburgo, Berlim e North Rhine-Westphalia, onde fizeram buscas em casas particulares e nas dependências de uma companhia venda de artigos de extrema direita pelo correio. Um total de 56 oficiais estiveram envolvidos na operação, que foi liderada pelo Escritório de Investigação Criminal do Estado de Brandenburgo e pelo promotor público de Neuruppin. As batidas tiveram como alvo cinco suspeitos acusados de possuir armas ilegalmente e formar um grupo militante. Durante as batidas, a polícia apreendeu computadores, documentos, uma arma de ar e revólveres. Ela não encontrou mais nenhuma arma perigosa.Estilos de vida alternativos
A descoberta do corpo na Weisses Haus é de conhecimento comum em Herzberg, com 660 habitantes. De acordo com os moradores locais, extremistas de direita queriam estabelecer um centro de treinamento na pensão.
Na primavera deste ano, uma mulher alugou a propriedade de 4.500 metros quadrados, que inclui escritórios, salas de reunião e quartos. Ela teria dito aos donos que queria oferecer cursos de computação e seminários sobre estilos de vida alternativos.
Os investigadores acreditam, entretanto, que na verdade era o namorado da nova inquilina que estava interessado na propriedade – e que ele tinha planos bem diferentes para a pensão. O homem, Meinolf Schönborn, é visto como uma figura chave da cena neonazista alemã há mais de três décadas. Schönborn também foi um dos cinco suspeitos procurados pelas batidas de sábado.
No início dos anos 80, Schönborn ocupou altas posições no Partido Nacional Democrata de extrema direita da Alemanha (NPD) e sua organização de jovens, os Jovens Nacional Democratas (JN). Depois ele liderou a Frente Nacionalista (NF), que foi banida em 1992 por causa de seus planos de estabelecer unidades paramilitares.
Schönborn atualmente administra um negócio de vendas de produtos de extrema-direita pelo correio. Seu site lista orgulhosamente seus problemas com a lei (“68 buscas em casa, vários processos e uma sentença de 27 meses de prisão”). Além das roupas de extrema direita e armas ornamentais, sua loja online também vende panfletos de propaganda extremista do grupo de extrema-direita Neue Ordnung (“Nova Ordem”). Vários dos panfletos citavam Jörg Lange --o homem morto na pensão --como a pessoa responsável pela publicação de acordo com a lei de imprensa alemã.
“Perda pessoal”
De acordo com testemunhas, Lange aparentemente foi para a pensão, que fica num lugar tranquilo, cerca de três semanas antes de sua morte. Ele precisava desaparecer um pouco de seu apartamento em Berlim. Promotores públicos repetidas vezes suspeitaram que ele estava incitando o ódio racial.
Num escritório da pensão usado por Lange, investigadores descobriram panfletos da “Nova Ordem”, arquivos nos quais ele mencionava o ex-terrorista de extrema-direta Manfred Roeder, um colete a prova de balas, insígnias e um punhal decorado com símbolos nazistas.
Os investigadores descobriram que Lange se encontrou com outros extremistas de direita poucos dias antes de sua morte. Entre eles estavam Jan G. de Berlim que Lange conhecia desde os tempos da Frente Nacionalista. G. está listado como um “criminoso de direita” nos registros oficiais. G. alega que havia marcado outra reunião com Lange cinco dias depois de sua primeira visita. Quando Lange não abriu a porta, G. a arrombou, descobrindo o corpo sem vida e chamando os serviços de emergência.
Uma das publicações de extrema direita de Meinolf Schönborn havia publicado um obituário de Lange, que aparentemente havia passado um tempo numa prisão da polícia secreta da Alemanha Oriental, a Stasi, quando era jovem e depois se tornou um “nazista comprometido”. De acordo com o obituário, Lange se voluntariou para lutar na guerra da Iugoslávia no lado croata. O extremista de direita é elogiado como um “excelente designer gráfico, especialista em computador e líder”. Sua morte, continua o texto, não é só um 'perda pessoal' mas também representou um revés “organizacional e político” para o projeto de desenvolver o centro de treinamento.
De fato, é improvável que a descoberta de armas e a investigação subsequente tenham sido bem recebidas pela cena de extrema-direita. O centro de treinamento planejado em Herzberg não acontecerá. Depois de descobrir o motivo do aluguel, os donos cancelaram o contrato. A propriedade agora está à venda.
No jardim, alguém hasteou uma bandeira esfarrapada do estado de Brandenburgo. Ela está hasteada a meio mastro.
Tradutor: Eloise De Vylder

Nenhum comentário: