segunda-feira, 25 de julho de 2016

Governo Alckmin diz que Suplicy ‘tumultuou’ reintegração de posse
Casa Civil afirma que ex-senador aproveitou a ‘fragilidade de famílias’
O GLOBO
SÃO PAULO - A gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou a atuação do ex-senador Eduardo Suplicy (PT) durante reintegração de posse na Zona Oeste da capital paulista nesta segunda-feira. Em nota assinada pela Secretaria da Casa Civil, o governo diz que o ex-senador aproveitou “a fragilidade das famílias” e “tumultuou“ a ação policial. Suplicy foi detido pela Polícia Militar após se deitar no chão para impedir o avanço dos policiais.
A nota da Secretaria da Casa Civil diz que “lamenta que o ex-senador Eduardo Suplicy tenha aproveitado a fragilidade de famílias para tumultuar uma reintegração de posse em cumprimento a uma ordem judicial solicitada pela prefeitura de São Paulo, dona do terreno”. Segundo o governo Alckmin, parte das 400 famílias que estavam morando no terreno já havia se retirado da área e três reuniões prévias haviam sido realizadas.
Ainda segundo o governo paulista, “o ex-senador Eduardo Suplicy insistiu na obstrução da via mesmo após negociação”. A ordem de prisão por desobediência foi dada pela oficial de Justiça Vilma Martins Coelho, do Tribunal de Justiça de São Paulo, de acordo com a Casa Civil. “À PM, coube cumprir a decisão judicial”, afirma a nota.
Suplicy foi liberado após assinar um termo circunstanciado, no início da tarde, três horas após ser detido. Ele disse que se deitou no chão para evitar a violência entre policiais e moradores durante a reintegração de posse.
— Quando vi de um lado um grupo de policiais avançando junto a uma escavadeira e de outro os moradores fiquei com receio que pudesse haver uma cena de violência incontrolável. Então, me deitei para prevenir e evitar isso.
O ex-senador disse que não houve abusos por parte da polícia durante sua prisão.
— Não acredito que houve abuso porque eu próprio disse a eles para me levarem se quiserem. Teve um momento que estavam me levando com certa força e eu chamei a atenção. Depois, me levaram com mais respeito.

Nenhum comentário: