domingo, 24 de julho de 2016

Prefeita da Vila promete resolver problemas em apartamentos de atletas 'em 48 horas ou três dias'
Janeth Arcain minimiza queixas da Austrália de vazamentos e entupimentos
Rodolfo Mageste - O Globo
A ex-jogadora Janeth, o presidente do COB e do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na inauguração da Vila Olímpica - AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Inaugurada oficialmente às 12h03m deste domingo, a Vila dos Atletas virou polêmica olímpica. A delegação da Austrália reclamou que seus apartamentos estão 'inabitáveis' devido a problemas nas instalações de gás, elétricas e hidráulicas. Devido ao problema, a parte da delegação australiana que já chegou ao Rio de Janeiro está hospedada em hotel, e não na Vila. A prefeita da Vila, a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, prometeu uma solução para dois ou três dias.
- Em 48 horas, no máximo três dias, tudo estará resolvido. Teremos um reforço de pessoal para resolver isso - garantiu Janeth.
Ela, porém, tentou reduzir o quanto foi possível o problema. Chamou, por exemplo, as questões de instalações precárias de "situações mínimas".
- Os chefes da delegação da Austrália já estiveram aqui, antes da abertura da Vila (desde o dia 18, representantes dos países que irão participar dos Jogos estão visitando as instalações), reclamaram de algumas situações mínimas, que ainda não tenho detalhe, e, por isso, adiaram a vinda dos atletas. Eles estão na obrigação deles, de exigir que as instalações estejam em perfeitas condições - argumentou.
PAES FALA EM DAR CANGURUS AOS AUSTRALIANOS
O prefeito do Rio comentou o caso e considerou legítimas as reclamações dos australianos. Mas também fez graça: disse que botaria até cangurus na Vila para deixar o pessoal da Austrália mais feliz.
- Os ajustes que tiverem que ser feitos serão feitos. Vamos fazer os australianos se sentirem em casa. Estou quase botando um canguru aqui na frente para pular na frente deles aqui - descontraiu. - Mas as  reclamações são legítimas. Eles fizeram grandes Jogos em Sidney, e vamos devolver essa recepção a eles - completou o prefeito.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, que acumula também a presidência do Comitê Organizador da Rio-2016, foi outro a minimizar o problema. E lembrou que em outras Olimpiadas isso já ocorreu.
- Todos os Jogos, todas as vilas, tiveram problemas. Não vou nominar, mas tanto em vila, em transporte. Queremos fazer o melhor - afirmou o dirigente.
Nuzman lembrou que os brasileiros já sofreram com isso em outros Jogos, mais uma vez, sem, porém, citar onde ocorreram os problemas:
- Já aconteceu de o Brasil também ter ficado em hotel até os apartamentos de uma vila ficarem prontos - declarou.
O Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês) considerou inseguro hospedar seus atletas no local. “Um dia antes da chegada dos primeiros atletas do país ao Brasil, a vila está infestada de problemas, incluindo vazamentos, sanitários e chuveiros bloqueados e inundações”, informou o Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês) em nota oficial.
Kitty Chiller, chefe da delegação australiana, queixou-se, também por escrito:
- Nós não estamos sozinhos, os nossos amigos da Grã Bretanha, Nova Zelândia e outros estão experimentando os mesmos problemas em seus alojamentos. Era para termos nos mudado para a Vila desde o dia 21 de julho, mas nós estamos vivendo em hotéis próximos porque a Vila simplesmente não é segura nem está pronta.
INAUGURAÇÃO OFICIAL FOI AO MEIO-DIA
O diretor executivo de comunicação da Rio-2016, Mário Andrada, foi quem abriu a solenidade de inauguração da Vila Olímpica. A cerimônia contou com discursos de Janeth, Nuzman e Paes. Após cortarem a faixa que simbolizava a inauguração do complexo, os três tiveram que responder sobre o assunto mais comentado do domingo na Vila: a reclamação da Austrália sobre problemas estruturais em suas acomodações.
Por volta de 16h deste domingo, 900 pessoas de 66 delegações já estavam instaladas na Vila. Deste grupo, 200 são atletas.

Nenhum comentário: