sexta-feira, 22 de julho de 2011

DIMAS, UMA HISTÓRIA REAL

Nesse exílio voluntário recebi, para a minha surpresa, um e-mail, com um pedido para um trabalho que nunca fiz.  Contar a história de uma pessoa.  A princípio, neguei.  Mas continuei a receber mensagens e trechos daquilo que ele me contava.  Na quarta-feira passada, fui convidado para um jantar, sem saber exatamente  do que se tratava, mas o convite fora feito por um brasileiro,  hóspede na Toscana.  Quando cheguei à propriedade de um italiano simpático, fui apresentado ao tal Dimas.  Olhei para o meu amigo que havia me convidado para o jantar...
Na hora, pensei: perdi a minha conversa com a Dominiquea.
Hoje não me arrependo.  Dimas é um homem muito simples, jovem, bonito até.  Não sabe escrever.  Mas saber o que ele passou de miséria, sofrimento e que continuou íntegro, fez-me repensar a minha posição.  Nós dois somos exilados, sofremos com a ausência de amigos.  Os italianos  veem os estrangeiros com hostilidade.  Eu tenho propriedades, mas ele não.  Eu tenho cidadania européia, ele não.  Eu escrevo livros e leciono para brasileiros na Itália (entre outras coisas), ele é um pintor de paredes.
Eu poderia negar escrever a sua história. Depois do que li, decifrei, creio que não, não poderia me furtar a escrever a sua biografia.
A partir de hoje, passo a escrever a história desse rapaz, quase menino, que deixou família no Brasil para tentar conseguir dar uma vida mais decente à esposa e ao filho.
Em breve ele terá um blog que eu criei para ele.  E no momento adequado farei postagens em nome dele.

Nenhum comentário: