segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FICOU PERPLEXA COM A PRISÃO, MAS NÃO COM O ATO CRIMINOSO...

'Perplexa' com prisão de Delcídio, Dilma diz que não teme delação
LEANDRO COLON - FSP
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (30), em Paris, que ficou "perplexa, extremamente perplexa" com a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na última semana, sob suspeita de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato e que não teme uma eventual delação premiada do parlamentar.
"Fiquei perplexa, extremamente perplexa. Eu não esperava que isso acontecesse, ninguém esperava", afirmou quando questionada pela Folha nos corredores da conferência sobre o clima COP21. "Não tenho nenhum temor em relação a uma delação do senador Delcidio", afirmou depois.
Em entrevista coletiva, Dilma ainda negou ter indicado Nestor Cerveró para a diretora da Petrobras. Em depoimento à Polícia Federal, Delcídio diz que a escolha de Cerveró, preso na Operação Lava Jato, passou pela presidente.
"Não indiquei o Nestor Cerveró. Eu acho que o senador Delcídio se equivoca", afirmou Dilma, em resposta a uma pergunta da Folha. "Não tenho relação com Cerveró", ressaltou, pouco depois.
A presidente frisou ainda que não tem relação com o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, também preso na semana passada. "Conheço-o muito pouco", afirmou.
As declarações foram dadas por Dilma minutos antes de passar por uma saia-justa na COP21. Após participar de um evento com alguns líderes numa área mais afastada do local da conferência, entre eles o presidente americano Barack Obama, a presidente foi impedida de caminhar de volta para o saguão principal da conferência.
Um funcionário barrou Dilma e se recusou a abrir o portão para sua comitiva. Incomodada com o episódio, ela passou alguns minutos ao ar livre até chegar um ônibus que levasse de volta ao centro da conferência sua comitiva e o grupo de jornalistas, entre eles a reportagem da Folha, que a acompanhava na reunião.
Leandro Colon/Folhapress
: Dilma Rousseff em ônibus após encontro com líderes em conferência do clima em ParisCrédito: Leandro Colon/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff em ônibus da conferência do clima em Paris
PRISÃO
Ex-líder do governo no Senado, Delcídio foi preso na última quarta-feira (25) após ser flagrado negociando o pagamento de uma mesada de R$ 50 mil para o ex-diretor Nestor Cerveró, preso na Operação Lava Jato, não envolvê-lo em sua delação premiada. Nas gravações das negociações, entregues aos investigadores por Bernardo Cerveró, filho de Nestor, o senador ainda discutia estratégias para fazer lobby pela soltura de Cerveró no Supremo Tribunal Federal e até um plano de fuga.
O assessor do petista, Diogo Ferreira, o advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, e o banqueiro André Esteves –suposto financiador da mesada e da fuga– também foram presos.
A Procuradoria-Geral da República agora investiga indícios de que Delcídio também teria tentando influenciar a delação premiada de Fernando Baiano, operador ligado ao PMDB.
Nesta segunda, o presidente do PT, Rui Falcão,voltou a criticar o senador petista que, segundo ele, traiu o partido e o governo de Dilma Rousseff. 

Nenhum comentário: