segunda-feira, 28 de abril de 2014

ZOOLÓGICO OU CEMITÉRIO DE ANIMAIS?

Leão morre com câncer após perder companheira
Animal vivia no zoológica de Araçatuba, no interior de São Paulo; nos últimos dois anos, sete bichos morreram no local 
Chico Siqueira - Especial para o Estado
ARAÇATUBA - Mais um animal morreu, neste sábado, 26, no Zoológico Flávio Ribeiro Leite, em Araçatuba, no interior de São Paulo. O leão Bira, que já tinha perdido a companheira, a leoa Larissa, em 2 março, morreu com câncer pulmonar, segundo laudo preliminar divulgado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que fez a necropsia do animal. Com a morte do felino, sobe para sete o número de animais mortos no zoológico nos dois últimos anos.
Além do casal de leões, uma onça pintada, 
três emas e um quati morreram no zoo de Araçatuba
Segundo a Prefeitura de Araçatuba, que administra o zoo, Bira tinha 15 anos (leão vive até aos 26) e começou a passar mal na quinta-feira, 24, morrendo no sábado. No entanto, frequentadores do local disseram que o leão aparentava estar doente havia mais de dez dias. No dia 14 de abril, internautas que visitaram o zoo postaram fotos do animal e textos dizendo que ele ficava apenas sentado, não queria se levantar e urrava muito, como se estivesse triste, "pedindo socorro".
Reinaugurado no dia 12 de abril, sem autorização de funcionamento do Estado, o zoo perdeu sete animais, desde que passou por uma reforma, iniciada em março de 2012, que durou dois anos e custou somente ao governo federal R$ 1,2 milhão. Além do casal de leões, uma onça pintada, três emas e um quati morreram no local. A Prefeitura e a Unesp prometeram divulgar nesta segunda-feira, 28, mais informações sobre a morte do animal. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) anunciou que vai cobrar dos responsáveis pelo zoo uma explicação pelas mortes ocorridas.

Nenhum comentário: