Após nevasca nos EUA, desafio agora é onde colocar toda a neve
Katharine Q. Seelye -´TNYTNS
Elise Amendola/AP
As proibições de viagem foram suspensas por toda a região na manhã de quarta-feira (28) e carros começaram a se arrastar pelas ruas, muitas das quais ainda com neve a ser retirada. Não havia mais condições de visibilidade quase zero, mas as montanhas de neve removida bloqueavam a visão. Um dos maiores problemas agora é onde colocar toda a neve.
O sistema de metrô de Boston, fechado na noite de segunda-feira (26), voltou a funcionar, assim como o serviço ferroviário Amtrak para Nova York.
A maioria dos voos permanece cancelada, mas o Aeroporto Internacional Logan foi reaberto.
"Nós saímos disto em relativa boa forma", disse o governador de Massachusetts, Charlie Baker, aos repórteres.
O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido para cerca da metade dos mais de 25 mil clientes em Massachusetts que estavam sem luz. Mas 4.600 pessoas em Nantucket –onde todos os 12 mil moradores ficaram sem luz na terça-feira (27)– ainda permaneciam sem energia elétrica.
O serviço de balsa à ilha foi lentamente retomado na quarta-feira, apesar das primeiras viagens terem sido canceladas.
Um alerta de inundação costeira ainda estava em vigor para Nantucket e para a costa sul de Boston. Por todo o leste de Massachusetts, 430 pessoas ainda permaneciam em abrigos.
Baker planejava visitar as comunidades litorâneas inundadas de Scituate e Marshfield na quarta-feira, para avaliar os estragos causados pela maré alta de terça-feira. Algumas casas em Marshfield foram condenadas por correrem o risco de desabar no mar. Cerca de 1.100 pessoas ainda estavam sem energia elétrica.
Uma quantidade recorde de neve, 87,6 centímetros, caiu em Worcester, Massachusetts, 64 km a oeste de Boston, quebrando o recorde anterior de 83,8 centímetros estabelecido em 1997. Em Boston, foram relatados 61,9 centímetros, o tornando o sexto maior total desde que o registro começou a ser feito em 1935 e o maior para janeiro. Grande parte da neve em Massachusetts parece ter caído na área da grande Boston, com algumas cidades registrando mais de 94 centímetros.
No Maine, Portland apresentou queda recorde de neve para a data, com 54,8 centímetros, superando em muito o recorde de 21 centímetros de 1963. Durante tudo isso, a loja principal da L.L. Bean em Freeport permaneceu aberta, como faz 365 dias por ano. Mas eram poucos os clientes. Um casal de Portland que fazia compras ali na terça-feira parecia ignorar os alertas a respeito de viagem.
"Nós devíamos permanecer em casa?" perguntou Karl Ramsdell ao repórter do "The Portland Press Herald". "Achei que o alerta era apenas para pessoas de Connecticut."
Nenhum comentário:
Postar um comentário