quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Os ensinamentos dos games ao novo ministro das Finanças da Grécia
William Audureau e Damien Leloup - Le Monde
Aris Messinis/AFP
Novo ministro das Finanças da Grécia atuou como economista para jogo de videogame Novo ministro das Finanças da Grécia atuou como economista para jogo de videogame
Antes de se tornar ministro das Finanças, Yanis Varoufakis estudava economia das comunidades virtuais para a desenvolvedora de jogos Valve. Tudo começou com um "estranho e-mail", recebido em uma noite de 2012. Yanis Varoufakis, cuja última partida de videogame jogada "deve ter sido um Space Invaders em 1981 ou qualquer coisa do tipo", abriu sem pensar uma mensagem enviada por Gabe Newell, o presidente-diretor-geral da Valve, empresa americana que gerencia a maior plataforma de distribuição de games online, a Steam.
Gabe Newell estava buscando contratar um economista permanente, pois a maneira como a Steam mistura economia virtual e real despertava questões sérias quanto ao funcionamento de sua empresa.
Em vários jogos criados ou distribuídos pela Valve, de fato existem "economias paralelas", que funcionam em circuito semifechado: os jogadores podem comprar, vender, trocar objetos ou roupas personalizadas, por exemplo. O funcionamento desses minimercados e a maneira de equilibrá-los – ou não – não são coisas simples. A empresa precisava de um economista de alto nível para teorizar seu funcionamento – e, aproveitando, encontrar a maneira como explorá-los melhor sem frustrar os jogadores...
Por que Yanis Varoufakis? Gabe Newell certamente não sabia que o economista grego se tornaria ministro das Finanças de um muito improvável --na época-- governo à esquerda da esquerda. Mas ele era seguidor de seu site, onde leu as críticas feitas por Varoufakis contra as medidas de austeridade e as obrigações impostas à Grécia.
"Enquanto eu me debatia com alguns dos problemas mais específicos trazidos pelas balanças de pagamentos, percebi que era exatamente a mesma situação que se passava entre a Grécia e a Alemanha, uma ideia que nunca me teria vindo se eu não tivesse lido seu blog", escreveu Gabe Newell.
Yanis Varoufakis hesitou. Ele não sabia nada de videogames, mas conhecia a teoria dos jogos – um conceito que existe tanto na economia quanto na sociologia e na informática, e que consiste em prever da melhor maneira possível as ações e decisões de terceiros. Ele chegou a escrever um livro de referência sobre o assunto no início dos anos 1990.

Rastro digital

Os mundos do Dota ou do Team Fortress 2 em si não o interessam tanto, mas, com suas transações digitais inteiramente registradas, eles representam um modelo de estudo inesperado, "o sonho de qualquer economista", diz Varoufakis. "Vejam só: uma economia na qual cada ação deixa um rastro digital, onde cada transação é registrada; uma economia, na verdade, na qual não são necessárias estatísticas, já que temos todos os dados numéricos!"
Para muitos, estudar a economia interna de um game poderia parecer infantilidade. Já o pesquisador vê ali um meio inesperado de obter avanços para as ciências econômicas, graças a dados numéricos abrangentes e em tempo real da economia digital, que ele pretende comparar com a "astrologia informatizada" que, para ele, é a econometria, uma disciplina que só baseia seus modelos em dados "parciais e obsoletos".
Foi assim que, em junho de 2012, Varoufakis entrou como consultor, encarregado da análise de dados estatísticos coletados pela Valve, ocupando um cargo de pesquisador com um laboratório em escala mundial. Ele descobriu que "Isso permitia mudar as regras, os parâmetros e os valores que sustentam a economia, e parar para observar como a comunidade responde, como os preços relativos evoluem, os novos modelos comportamentais que surgem".
Um de seus primeiros trabalhos consistia --nem uma semana depois de entrar na empresa-- em modelizar a economia do jogo Team Fortress 2, e, sobretudo, a maneira como o preço dos objetos trocados entre os jogadores convergia --ou não-- para um ponto de equilíbrio, que seria seu preço relativo, segundo a comunidade. Em quase todas as teorias econômicas, o conjunto das transações de um mercado tende, com o tempo, para esse ponto de equilíbrio.

Adam Smith, a troika e os games online

Além disso, o Team Fortress 2 e de maneira geral a plataforma Steam têm outra vantagem: eles permitem observar uma sociedade econômica naquilo que ela tem de mais próximo das teorias neoliberais de Adam Smith, ou seja, baseada na troca, com convenções sociais mínimas.
Segundo a teoria de Smith, a troca vai cedendo aos poucos seu lugar à moeda à medida em que as transações vão aumentando e se tornando mais complexas. No Team Fortress 2, apesar da grande quantidade de transações entre jogadores, o sistema permanece centrado na troca "clássica".
A razão disso seria o fato de que os jogadores se livram de objetos virtuais muito mais do que procuram adquirir bens. Varoufakis observa que "até alguns séculos atrás, a maior parte das trocas ocorriam em razão de excedentes imprevistos: exatamente como na economia do Team Fortress 2". A economia liberal se baseia em um postulado inicial errôneo, segundo sua análise.
No decorrer de suas observações sobre a economia das comunidades online, sua convicção se reforçou: os modelos econômicos utilizados pelos governos --e pela troika-- se baseavam em dados incompletos e pressupostos infundados. "Nossos melhores modelos econômicos --os do Federal Reserve americano, do FMI (Fundo Monetário Internacional) ou da OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos)-- não valem a pena ser construídos. Porque eles partem do princípio de que existe uma forma de estabilidade e uma tendência a convergir para o equilíbrio – o que só serve para tornar esses modelos mais bonitos. Mas isso não existe no mundo real", ele explicou no ano passado, em uma entrevista à "Reason".
Entretanto, as lições que ele tirou de dois anos de observação sobre o Team Fortress 2 e outros jogos tampouco lhe deram a resposta à questão: "Quais são as políticas econômicas que funcionam?" Varoufakis acredita que para descobrir isso seria preciso dispor de jogos que simulem com muito mais precisão economias mais amplas. Para provar cientificamente que as políticas de austeridade são fadadas ao fracasso --sua opinião, no caso-- ou o contrário, "será preciso esperar a criação de mercados de trabalho e mercados financeiros dentro das comunidades virtuais". Mas para Yanis Varoufakis, não há dúvidas: "Isso vai acontecer". Provavelmente não será ele a tomar conta disso, mas agora ele terá a possibilidade de observar mais de perto as transações em outros mercados: aqueles onde se negocia a dívida grega.

Nenhum comentário: