quinta-feira, 30 de junho de 2016

Desordem domina preparativos para Olimpíada, diz humorista na TV dos EUA
Daniel Buarque
Desordem domina preparativos para Olimpíada do Rio, diz humorista na TV dos EUADesordem domina preparativos para Olimpíada do Rio, diz humorista na TV dos EUA
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vão acontecer em menos de dois meses, “ou nunca'', ironizou o humorista norte-americano Stephen Colbert, apresentador do programa Late Show, na TV dos EUA. Em um segmento nesta semana, o apresentador listou muitos dos problemas que afligem os preparativos para a Olimpíada, e deixou claro que a desordem está tomando conta no Brasil.
“O governador do Rio disse ontem que a Olimpíada poderia ser um grande fracasso, o que é uma melhora. Até ontem, parecia que seria uma grande catástrofe'', disse.
colberttO humorista falou sobre a violência, por exemplo, e disse que o slogan de campanhas de turismo no Brasil vai mudar para: “Brasil, venha pelos esportes, fique porque você morreu''. E ressaltou que a situação é ainda pior por conta de protestos da polícia local, que diz estar despreparada para garantir a segurança do evento.
Segundo Colbert, o símbolo dos Jogos do Rio vai mudar: Em vez de três pessoas dando as mãos, vai haver duas pessoas assaltando uma outra.
Colbert falou ainda sobre a epidemia de zika, a morte da onça em evento oficial, sobre a poluição na baía da Guanabara e sobre as suspeitas de corrupção. Segundo ele, muitos dos locais dos Jogos não foram terminados, disse, “possivelmente porque mais de US$ 10 bilhões em contratos para obras foram destinados a apenas cinco empresas, todas elas sob investigação por corrupção, o que levou executivos a serem presos e processados. O lado positivo para eles é que os presídios não ficarão prontos até 2036.''
O segmento de piadas durou quase cinco minutos, mostrando uma imagem negativa do Rio e do Brasil, o que tem ganhado força na imprensa internacional nos últimos dias.
O site jornalístico norte-americano “Vox'' mostrou nesta semana que o Rio “está passando por um outro grande projeto: escondendo e removendo os pobres da vista dos visitantes'', diz. Um vídeo começa mostrando o muro construído para bloquear a vista da Maré para quem vai do aeroporto do Galeão à Zona Sul, onde ficam as praias.
http://brasilianismo.blogosfera.uol.com.br/2016/06/27/reportagem-do-vox-diz-que-rio-esconde-pobres-dos-visitantes-da-olimpiada/

Nenhum comentário: