sábado, 26 de abril de 2008

Literatura
Segue, aqui, uma homenagem a um dos brilhantes escritores portugueses, que por serem muito legais, não caem no vestibular!
Húmus
Raul Brandão
"15 de Novembro
As paixões dormem, o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva, o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. (...)
A ambição não avança um pé sem ter outro assente, a manha anda e desanda, e por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida; é a insignificância que governa a vila (...)
Já a mentira é de outra casta, faz-se de mil cores e toda a gente a acha agradável (...)
Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam os hábitos lentamente acumulados.
E o tempo mói: mói a ambição e o fel e torna as figuras grotescas."
Se você sente-se como eu e gostou do texto acima, manifeste-se aqui, neste blog, e outros de igual qualidade serão postados brevemente.

4 comentários:

Unknown disse...

fala paulo!! aqui estou de novo querido!
sua postagem ficou per, cheguei em casa de madruga hj depois de uma bela duma noitada, e n resisti, vim postar.
gostaria de pedir para vc me indicar uns livros maneiros.
nota mil profi!
abraço chapinha

téco!

Unknown disse...

oi Paulão, como andas ?
estou amando esse blog, putz véi cada dia fica mais legal.
ontem levei safanões de meu pai, estou com as costas marcadas e com o braço quebrado(meu pai me jogou da escada), e esse seu blog serve pra me deixar feliz.
estarei sempre visitando, quero tirar umas notas azuis de historia,estou cansado de safanões.
abração !

Vinicius disse...

Venho acompanhando o blog a um tempo, mas realmente tenho que comentar. O texto é bem interessante. Infelizmente cobram na nossa formação como estudantes muitos textos dignos de terapia para insônia.
Além da leitura, tenho que procurar as músicas que você aconselhou. Espero que não seja muito difícil achar...

Rafael disse...

Oi professor!
De fato muitas vezes temos que guardar para nós mesmos aquilo que sentimos para parecer para os outros que somos inabaláveis ou que pouca coisa nos atinge quando não é verdade... Essa é a mentira que se faz de mil cores para agradar os que nos rodeiam,e que torna nossa rotina enfastiante.