sábado, 30 de janeiro de 2016

Lula troca sítio 'Los Fubangos', da era sindical, por propriedade em Atibaia
João Bittar - jun.2001/Folhapress
Em foto de 2001, Lula cozinha no sítio "Los Fubangos", às margens da represa Billings, em São Paulo
Em foto de 2001, Lula cozinha no sítio "Los Fubangos", às margens da represa Billings, em São Paulo
Acompanhado da mulher Marisa Letícia, filhos, amigos e vizinhos, Lula ia quase que semanalmente para o terreno, onde fazia vezes de cozinheiro preparando a especialidade da casa, o "coelho a los fubangos". O cardápio também incluía costelinha de porco e rabada com polenta.
O nome sempre refletiu o espírito da propriedade, segundo frequentadores. Modesto, o "Los Fubangos" fica às margens da represa Billings, em um terreno vizinho ao da chácara do amigo do ex-presidente, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT). Sem luxos, tem um portão de madeira que dá acesso ao local, com casa simples e uma área externa com fogão à lenha, onde eram feitas a maioria das refeições. Galinhas e faisões criados lá transitavam entre os convidados.
Além de cozinhar, Lula costumava ir ao local para pescar e descansar na rede. Era também no sítio que comemorava boa parte dos aniversários da família, além da tradicional festa junina, transferida para propriedade presidencial Granja do Torto, em Brasília, quando foi eleito presidente, em 2002.
Nos primeiros anos de seu mandato, o petista ainda frequentava o terreno, que foi ficando esquecido à medida que ascensão política de Lula aumentou. Mesmo assim, dizia aos mais próximos que, depois de deixar a presidência e se aposentar, voltaria a frequentá-lo para relaxar, tomar uma cervejinha e não falar de política.
Em 2004, dois cachorros do sítio, além de galinhas e faisões, foram mortos a facadas. O caso foi investigado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, que recomendou que Lula ficasse sem ir ao local. Isso colaborou para que o "Los Fubangos" caísse no esquecimento, segundo pessoas próximas.
Desde então, a propriedade ficou semi-abandonada, sem visitas da família Lula. Hoje, o principal destino do ex-presidente, que sempre preferiu se retirar nos finais de semana, é o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, que segundo fornecedores da região, teve reformas pagas pela Odebrecht, como a Folha revelou nesta sexta-feira (29).
Pessoas próximas a Lula dizem que vez ou outra ele ainda dá as caras no "Los Fubangos", mas que Atibaia passou a ser o destino preferido da família. 

Nenhum comentário: