quarta-feira, 30 de abril de 2014

Candidato de partido de Yanukovich desiste de eleições presidenciais na Ucrânia 
Membro de legenda pró-Rússia, Oleg Tsariov foi agredido por ultranacionalistas em Kiev e acusa governo interino de barrar sua campanha 
OM
O candidato Oleg Tsariov, membro do Partido das Regiões — o mesmo do presidente deposto Viktor Yanukovich — , anunciou nesta terça-feira (29/04) que vai desistir de concorrer às eleições presidenciais na Ucrânia, previstas para 25 de maio. O político foi agredido diversas vezes por simpatizantes da coalizão que governa interinamente a Ucrânia desde o afastamento de Yanukovich, em fevereiro. Tsariov diz que as autoridades do governo provisório o impedem de participar da corrida eleitoral. 
Reprodução Oleg Tsariov pede a outros candidatos de oposição que boicotem eleições para não legitimar autoridades de Kiev
"Tomei a decisão de revogar minha candidatura, pois vejo que nessas condições o status de candidato não tem sentido", disse Tsariov em uma conferência do movimento "Sudeste", liderado por ele. Apesar disso, Tsariov assegurou que sua equipe buscará “outros canais de informação e outras possibilidades” para transmitir suas ideias “aos moradores da Ucrânia central e da Ucrânia ocidental”.
Segundo Tsariov, "a situação na Ucrânia continua sendo muito grave. A economia está à beira de colapso. As autoridades praticam de maneira cínica perseguições dos que pensam diferente, centenas de ativistas estão presos". Nesse contexto, ele chamou outros candidatos de oposição a boicotar as eleições, uma vez que "caso contrário, não só legitimarão as autoridades, mas também sua decisão de suscitar uma guerra civil contra as regiões orientais". A última vez que o ex-candidato foi agredido por apoiadores das novas autoridades foi no dia 15 de abril, quando um grupo de ultranacionalistas radicais o atacou na saída dos estúdios de um programa televisivo em Kiev.
Agência Efe/Arquivo (28.fev.2014)

Afastado do poder em Kiev desde fevereiro, Yanukovich (e Tsariov) é membro do Partido das Regiões, legenda pró-Moscou

Conhecido por suas posições pró-Rússia, Tsariov foi cercado por uma multidão quando tentava sair do carro acompanhado por seus guarda-costas. Manifestantes quebraram as rodas do veículo, tiraram Tsariov de seu interior e começaram a agredi-lo, enquanto outros saíram em defesa do legislador, que acabou sendo retirado a bordo de uma ambulância. Além dele, vários outros candidatos presidenciais já foram agredidos na Ucrânia.
Também hoje, o governo interino da Ucrânia pediu que o parlamento aprove uma nova Constituição antes das eleições presidenciais, frente à ocupação de um edifício da administração regional de Lugansk, no sudeste do país.
União Europeia
A UE anunciou nesta terça novas sanções a pessoas relacionadas com a crise na Ucrânia. A lista inclui o general Valery Gerasimov, chefe da equipe russa e primeiro vice-ministro da Defesa, e o tenente-general Igor Sergun, identificado como chefe da GRU, a agência de inteligência militar da Rússia.
Agora, o total de russos e pró-russos punidos pela União Europeia chegou a 48. Contas de banco ou outras atividades econômicas que esses indivíduos tiverem em países membros do grupo devem ser congeladas e não será mais permitido que eles viajem pela UE.
A Comissão Europeia, por sua vez, ofereceu à Ucrânia um empréstimo de 365 milhões de euros para contribuir com a transição e a estabilização do país, assim como para dar impulso às reformas democráticas, ao papel da sociedade civil e ao desenvolvimento socioeconômico.
Este empréstimo faz parte de um conjunto anunciado pelo presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, em 5 de março, e está dividido em duas partes. A primeira liberação do dinheiro só acontecerá depois da assinatura de um contrato financeiro entre a CE e o governo ucraniano, ainda sem data definida.

Nenhum comentário: