quarta-feira, 30 de abril de 2014

Deu no Bloomberg: se vai ao Rio na Copa, deixe o cordão de ouro em casa!
Rodrigo Constantino -VEJA

Fonte: Bloomberg
Muitos brasileiros ficaram empolgados com a possibilidade de o país virar vitrine mundial com a Copa e as Olimpíadas. Os gringos ficariam encantados com nossas maravilhas, e o Brasil está na moda. Esqueceram só de um detalhe: não é possível viver apenas de aparências. Inevitavelmente a sujeira toda que estamos acostumados a encarar por aqui, como bons sapos escaldados, iria chocar os estrangeiros mais civilizados.
É justamente o que está acontecendo, antes mesmo de os eventos começarem. No Bloomberg, há uma reportagem assinada por David Biller recomendando que os turistas que pretendem vir ao Brasil deixem seus pertences valiosos em casa.
Ele começa relatando o caso de um rapaz que, sob a mira das facas de dois meninos, teve de entregar anel de casamento, iPhone e carteira. O mais chocante, para ele, foi o fato de o policial dizer que sabia onde um dos garotos morava, mas não ter feito nada. Algo que todos nós estamos acostumados, pois os policiais perdem duas horas com papelada e burocracia e em 15 minutos o ladrão menor de idade já está solto.
Em seguida, o colunista mostra que vários dados de criminalidade estão subindo na cidade maravilhosa. Os roubos aumentaram 19% ano passado, para quase 38 mil casos. Trata-se do dobro da quantidade em cidades como Nova York e México, ainda que o Rio tenha 2 milhões de residentes a menos. Na zona sul, mais turística, o crescimento da criminalidade foi ainda pior: cerca de 50%.
A reportagem cita ainda o caso dos “arrastões”, termo intraduzível para o inglês. O colunista bem que tentou: “big drags”. É constrangedor para nós, brasileiros, tentar explicar aos turistas o que significa um “arrastão”. Eis o tipo de cultura nova que estamos oferecendo aos nossos convidados…
O colunista cita o consumo de crack como potencial causa dos problemas, assim como a pobreza, os esgotos a céu aberto nas favelas, a falta de esperança. Só não menciona a impunidade, talvez o maior convite ao crime que exista. Independentemente de quais as causas, o que fica é a péssima impressão das consequências:
“Era como ver algo com seus próprios olhos que você já ouviu falar sobre e não acredita até que aconteça”, Blumstein, um corretor de imóveis de Manhattan que já visitou 37 países, disse por telefone. “Eu disse a todo mundo que me perguntou sobre o Brasil desde então: Não traga nada muito precioso, porque há uma boa chance de você não levá-la de volta para casa”. E dá para contestar em nome do patriotismo?

Nenhum comentário: