segunda-feira, 26 de junho de 2017

'Esperamos uma limpeza com a Lava-Jato', diz premier norueguesa ao lado de Temer
Presidente rebateu Erna Solberg ao dizer que 'instituições estão funcionando'

Em encontro com o presidente Michel Temer, a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, mostrou sua preocupação com os escândalos de corrupção no Brasil e também com o aumento do desmatamento na Amazônia.
— Estamos preocupados com o processo da Lava-Jato, esperamos uma limpeza e que sejam encontradas boas soluções — disse a premier norueguesa em declaração à imprensa, ao lado de Temer, em sua residência oficial.
O presidente brasileiro rebateu dizendo que as instituições do Brasil – o Executivo, o Legislativo e o Judicionário - estão funcionando com uma “regularidade e liberdade extraordinárias”.
— A democracia é algo plantado formalmente pela Cosntituição de 1988, mas praticado na realidade.
Protesto do lado de fora do local de encontro entre o presidente Michel Temer e premier norueguesa, em Oslo, na Noruega - Fernando Eichenberg/O GLOBO 
O ministro da secretaria de governo, Antonio Imbassahy, reagiu mais tarde em relação às declarações da primeira-ministra norueguesa sobre a Lava-Jato.
— Ela tem as opiniões dela e a gente respeita.
Segundo Imbassahy, o presidente Temer está “sereno” em relação a receber uma possível denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) na próxima semana.
— Se a denúncia for feita, vamos examinar os autos para ver que medidas tomar. A semana vai ser normal, as reformas continuam sendo votadas, nada vai mudar — disse. 
PROTESTOS POR AMAZÔNIA
Erna Solberg elogiou as mudanças da legislação na área de energia no Brasil, mas se disse preocupada com movimentos no Brasil para “reduzir a força favorável ao meio ambiente” no país, e confirmou a redução da contribuição da Noruega ao Fundo da Amazônia, por causa do aumento do desmatamento na região no anoa passado.
— Haverá menos recursos (da Noruega para o Fundo) em 2017, por isso nossa preocupação com o desmatamento. Esperemos que volte a tendência de preservação, pois o clima é o maior desafio para o mundo.
Temer disse que o Brasil tem feito um esforço para evitar o desmatamento, e citou os recentes vetos de duas Medidas Provisórias (756 e 758) acusadas de reduzir áreas de preservação ambiental, e minimizou a redução da contribuição da Noruega para o Fundo da Amazônia, argumentando que os “certos aspectos da decisão poderão ser revisados” pelos noruegueses.
Do lado de fora do encontro, houve protesto contra a política ambiental do governo Temer. Entre os manifestantes estava Sônia Guajajara, líder da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que criticou as declarações do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que culpou o governo de Dilma Rousseff pelo aumento do desmamatento.
— Pior do que dizer que foi culpa do governo passado é dizer que foi de Deus, que foi o que ele (Sarney Filho) disse. Acho que eles querem arranjar um culpado pra todo este aumento do deamatamento. Acho que quem está no poder tem de assumir, não ficar empurrando, fazendo esta jogada de quem é o culpado. O governo tem de fazer a parte dele de cumprir a legislação ambiental que existe, não retroceder. O governo Temer vem dando continuidade ao enfraquecimento da política ambiental que já vinha ocorrendo.
'JANOT PASSOU DOS LIMITES'
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC), presente na comitiva presidiencial, criticou a possibilidade de que a denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer, se cofirmada, seja divida em partes.
— Se houver isso, aí fica muito claro de que há uma intenção deliberada de se criar dificuldade, e não de se fazer justiça. Para o senador, uma eventual denúncia da PGR não vai atrapalhar o andamento da reformas trabalhista e da Previdência na Câmara.
— O que não vai acontecer é não votar. Pode-se ganhar, perder, mas as votações vão ocorrer — garantiu, dizendo-se otimista em relação à aprovação das novas leis.
O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), também em Oslo, disse ter certeza de que se houver denúncia, será “pífia”. Ele ironizou a demora nos resultados da perícia das gravações do empresário Joesley Batista com o presidente Temer, e acusou a possível denúncia de “precificada”.
— O Janot passou dos limites — desabafou.
GAFES
No encerramento do encontro com a primeira-ministra da Noruega, o presidente Michel Temer cometeu duas gafes: disse que iria ainda visitar o “Parlamento brasileiro”, quando estava se referindo ao Parlamento norueguês; e depois se equivocou de país, dizendo que iria almoçar com o “rei da Suécia”, referindo-se equivocamente ao monarca local, o rei da Noruega, Harald V.
Protesto do lado de fora do local de encontro entre o presidente Michel Temer e premier norueguesa, em Oslo, na Noruega - Fernando Eichenberg/O GLOBO

Nenhum comentário: