segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O MUNDO FICA MAIS POBRE SEM HOBSBAWM

Morre, aos 95 anos, o historiador Eric Hobsbawm
VEJA
O historiador Eric Hobsbawm
O historiador Eric Hobsbawm (Hulton Archive/Getty Images)
Eric Hobsbawm, o maior historiador de esquerda do século XX, morreu nesta segunda-feira em Londres, aos 95 anos, após um longo período doente, segundo confirmou a família ao jornal The Guardian. Britânico de origem judaica, Hobsbawm morreu no começo da manhã no hospital Royal Free de Londres, onde estava internado.
Entre suas obras de destaque, que influenciaram gerações de historiadores, está Era dos Extremos: o Breve Século XX: 1914 - 1991. No livro, ele afirma que o século XX começou em 1914 , com a I Guerra Mundial, e terminou em 1991, com o desfazimento da União Soviética. Outra obra importante é Globalização, Democracia e Terrorismo
Lições - Em uma conferência realizada em agosto de 1995 no Masp, o historiador apresentou as suas três lições aos jovens historiadores que investigam e pesquisam fatos do passado: devem procurar saber algo do acontecido antes de fazer a pesquisa; devem saber que a memória dos protagonistas falhará sobre os pontos isolados da História; e devem reconhecer a inutilidade de tentar mudar as ideias e os ideais dos participantes dos acontecimentos.
A última vez que Hobsbawn esteve no Brasil foi em 2003, para participar da Flip.
(Com agência EFE)
 


Nenhum comentário: