domingo, 30 de março de 2014

Terremoto de 5,1 graus atinge Califórnia e provoca pânico na população 
Tremor teve 38 réplicas nas horas seguintes que podem continuar por "vários dias ou semanas", segundo serviço geológico norte-americano
EFE/OM 
Um tremor de magnitude 5,1 na escala Richter com epicentro nos arredores de Los Angeles e ocorrido na noite de sexta-feira (29/03) não provocou grandes danos materiais. Contudo, suas 38 réplicas nas horas seguintes assustaram a população local, que pode ter que lidar com elas por "vários dias ou semanas", informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, neste sábado (29/03).
Segundo a companhia, o tremor aconteceu às 21h09 locais com epicentro entre as cidades de La Habra e Brea, na região metropolitana da capital da Califórnia, e a uma profundidade de 7,5 quilômetros. "A sequência de réplicas pode continuar durante vários dias ou semanas, mas provavelmente terão menor frequência e magnitude à medida que o tempo passar", informou o órgão em comunicado.

Mapa apresenta localização e intensidade do terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter que balançou a Califórnia

De acordo com o serviço de geologia, houve mais de 20 réplicas com magnitudes de 2 a 3,6. As autoridades de Orange County e do estado da Califórnia ordenaram a avaliação das estruturas de pontes, represas, ferrovias e outras infraestruturas para identificar possíveis danos.
Apesar da continuidade das réplicas, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles disse não estar mais em alerta por terremoto e que os danos registrados pequenos. "Por sorte, não houve danos significativos nos 756 quilômetros quadrados de nossa jurisdição", disse o departamento em nota oficial.
Autoridades locais disseram através no Twitter que o tremor provocou a quebra de vidros de janelas e o rompimento de tubulações, o que causou vazamentos de gás e água. A companhia elétrica Southern California Edison informou que cerca de 2 mil de seus clientes (entre residências, lojas e escritórios) ficaram sem luz por causa do tremor. Moradores das áreas afetadas relataram à rádio KNX-AM casos como desmoronamento de muros e estilhamento de vidraças. "Todo mundo saiu de casa e se abraçou, com medo", contou um dos ouvintes.

Este foi o segundo terremoto de magnitude média em março na Califórnia. No dia 17, foi registrado pelo USGS um tremor de 4,4 graus na escala Richter. Desde 1º de maio do ano passado, o órgão detectou no estado mais de 2.000 abalos sísmicos, 99,5% deles com magnitude inferior a 4.

"Big One"

Especialistas em terremotos consideram que há 98% de probabilidade de que o chamado "Big One" - um terremoto de magnitude 7,8 ou superior com origem na falha de San Andres - vai abalar o sul da Califórnia nos próximos 30 anos.
Segundo estimativas oficiais, esse tremor causará de forma direta 2.000 mortes e deixará 53.000 feridos, deve provocar o desmoronamento de 1.500 edifícios, incluindo arranha-céus, e danos consideráveis em 300.000 imóveis. Esses números podem dobrar se nos dias posteriores ao terremoto por culpa da insegurança, dos previsíveis problemas de fornecimento de energia, de água e de alimentos, mas, sobretudo, de incêndios.

Nenhum comentário: