terça-feira, 25 de novembro de 2014

“Dilma jamais abrirá mão de ser ela”, diz senador petista
Rodrigo Constantino -VEJA
Sen. Humberto Costa sai em defesa da escolha de Levy: Dilma continua sendo Dilma! Fonte: GLOBO
O senador petista Humberto Costa, líder do partido no Senado, saiu em defesa da escolha de Joaquim Levy por Dilma. Seu discurso teve como objetivo acabar com a “fritura” antecipada dos ministros indicados, especialmente o diretor do Bradesco, alvo de “fogo amigo” do próprio PT, que se sente traído. De fato, a escolha pode ser considerada um “estelionato eleitoral”, levando-se em conta a campanha de Dilma demonizando os ortodoxos.
Em discurso no Senado, Humberto Costa disse que Levy tem “competência” reconhecida e que vai ser o “guardião” do atual modelo de desenvolvimento do país. Os maiores elogios de Humberto Costa foram para Barbosa, afirmando que ele possui “excelente jogo de cintura político”. O líder petista disse que saía em defesa dos nomes para acabar com o “mal-estar” que estavam tentando disseminar dentro do PT diante das escolhidas da presidente Dilma Rousseff e para “colocar água na fervura de um processo de fritura” já em curso.
- Estão tentando disseminar ambiente de mal-estar entre eles e o PT. A presidente Dilma é responsável, ela tem compromisso com a estabilidade econômica no Brasil. De forma que conhecedor de tantas competências do Joaquim Levy, estamos todos confiantes da forma que ele comandará o Ministério da Fazenda e os rumos da economia. Que não morram de véspera os pessimistas, porque o Levy ainda nem chegou à Fazenda, e será o guardião do modelo de desenvolvimento que mostrou que dá certo e que é exitoso. A presidente Dilma jamais abrirá mão de ser ela a condutora da política de desenvolvimento.
Diante do que foi dito por ninguém menos do que o líder do PT no Senado, os investidores têm duas opções: fingir que nada disso foi dito, ou que foi dito apenas para acalmar e enganar os próprios partidários mais radicais que adorariam preservar Guido Mantega ou substituí-lo por um Mercadante da vida; ou levar a sério o alerta de que Dilma não pretende deixar de ser Dilma, e que a escolha de Levy visa a enganar eles, os investidores.
Não há uma terceira opção razoável, em minha opinião. O recado do senador não poderia ser mais claro: Dilma continua dando as cartas, é ela quem manda na política econômica, e Levy aceitará o cargo para ser o guardião do modelo desenvolvimentista. Ele mente? Quem está enganando quem? Pois alguém está se iludindo nessa história, isso é certo.
Ou os petistas serão ludibriados, e Dilma realmente decidiu dar uma guinada ortodoxa, delegando o controle da economia a um doutor da Universidade de Chicago, ou então os investidores empolgados e otimistas serão os trouxas de cair na “pegadinha da malandra”, acreditando que Dilma realmente acordou para seus equívocos e desistiu de ser a comandante do leme da economia.
Quem será enganado? Façam suas apostas. Pela forte alta do Ibovespa e das ações estatais, os investidores parecem estar confiantes na mudança da presidente. Eu iria com muito menos sede ao pote, e redobrando a cautela, pois acho mais fácil um viciado largar o vício do que uma economista arrogante e dogmática abandonar sua ideologia…

Nenhum comentário: