sábado, 1 de julho de 2017

Câmeras de segurança de Bangu 8 mostram regalias de Sérgio Cabral na cadeia
Ex-governador circulava livremente pelo presídio e recebeu visita do filho na sala da direção da unidade
O Globo
Presos circulavam livremente pelo presídio - Reprodução/TV GLOBO 
Imagens de câmeras de segurança de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, mostram as regalias e comodidades do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, durante o período em que esteve preso na unidade. Nas gravações, obtidas pelo RJTV 2ª edição, é possível ver Cabral circulando livremente entre pelos corredores - e até pelo pátio - do presídio, sem qualquer impedimento, fora do horário permitido. O Ministério Público informou que irá investigar as irregularidades filmadas.
As filmagens são do circuito interno da Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8). Em março deste ano, o juiz Guilherme Schilling, da Vara de Execuções Penais do Estado, determinou que as imagens das câmeras de segurança da unidade fossem apreendidas. O objetivo era verificar se alguma delas não estava funcionando e se todos os ângulos necessários do presídio estavam sendo filmados.
Nas imagens recebidas pela Justiça do Rio, é possível ver o ex-governador e outros presos circulando pela unidade fora dos horários de banho de sol e visitas e jogando futebol na quadra do presídio. As celas da unidade eram mantidas abertas. Em uma das filmagens, é possível ver um dos detentos recebendo uma encomenda na porta do presídio. Ele ainda faz o pagamento em dinheiro em espécie e entra no presídio sem qualquer tipo de revista.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), a encomenda era um lanche comprado na cantina do presídio. "Quanto ao lanche recebido pelo preso a Seap esclarece que foi adquirido na cantina da unidade, que fica fora do pavilhão onde há as celas e o entregador, na verdade, é um funcionário da cantina".
Nos corredores de Bangu 8, muitos dos presos também circulavam sem impedimentos. Em uma das imagens, Cabral é abraçado pelos outros detentos. O ex-governador leva as mãos ao rosto, como se estivesse emocionado, e abraça companheiros de cela e presídio. De acordo com o RJTV, o dia e o horário da gravação coincidem com a notícia de que a ex-primeira dama, Adriana Ancelmo, estava deixando a cadeia pra cumprir prisão domiciliar, em 17 de março deste ano.
As câmeras do circuito de Bangu 8 também flagraram visitas e conversas fora das regras. De acordo com o regulamento, presos e advogados só poderão ter contato dentro do parlatório da unidade (No local, há três cadeiras e advogados e clientes conversam por um telefone). No entanto, as imagens mostram que Cabral e seus representantes nem sempre cumpriam a ordem. Em uma das filmagens divulgadas, o ex-governador aparece caminhando até o hall de entrada do presídio. Logo em seguida, os advogados dele surgem dando a volta por fora da unidade, chegando ao mesmo local. Em um ponto fora do alcance das câmeras, Cabral e o advogado dialogam frente a frente.
Imagens mostram presos circulando livremente por Bangu 8 - (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Além de sua defesa, o ex-governador também recebia visitas pessoais fora de hora e em local inadequado. Em uma delas, o filho mais velho de Cabral, o deputado Marco Antônio Cabral, encontra o pai na sala da direção do presídio. Segundo o RJTV, a data e horário em que Sérgio Cabral aparece nas imagens sendo levado até a sala coincide com o dia e hora em que Marco Antônio Cabral assinou o livro de registros da unidade. Em nota, o deputado negou que tenha contrariado regras do presídio. "Todas as visitas feitas pelo deputado federal Marco Antônio Cabral ao ex-governador Sérgio Cabral foram feitas legalmente e dentro das normas previstas".
A SEAP informou que, nas imagens divulgadas, os internos estavam fora das celas porque "iriam para o banho de sol".
"A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que, na ocasião das imagens, os internos estavam soltos porque iriam para o banho de sol, por isso a cela estava aberta e os internos no campo de futebol".
OUTRO LADO
O advogado de Sérgio Cabral, Luciano Saldanha, afirmou desconhecer regalias do cliente em Bangu 8 e negou ter tido qualquer encontro com o ex-governador fora do parlatório.
- Eu sempre falei com ele no Parlatório. Inclusive, havia feito um requerimento para encontrá-lo de forma pessoal e reservada, mas não foi deferido. As únicas vezes em que o encontrei fora do parlatório foi para que ele assinasse algum documento ou procuração. Acho que o Ministério Público tem que fazer o que acha correto. Mas desconheço qualquer regalia dele em Bangu 8 - disse o advogado.
TRANSFERÊNCIA
No fim de maio deste ano, Sérgio Cabral e os demais presos na Operação Lava-jato no Rio foram transferidos para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os 146 presos da unidade foram levados em nove viaturas Grupamento do Serviço de Escolta (GSE). Dos presos, 53 são de nível superior - incluindo Cabral - e 93 respondem por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Na cadeia pública José Frederico Marques, funcionava o Batalhão Especial Prisional (BEP). No total, 53 câmeras irão monitorar os presos 24 horas por dia, mas a unidade não tem bloqueador de celular.
"A nova unidade prisional é monitorada 24 horas por dia através de câmeras instaladas dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol, entre outros. Ao todo são 53 câmeras, incluindo a que dá acesso a portaria principal, conforme solicitado pela Vara de Execuções Penais, VEP", diz nota da SEAP.
ÍNTEGRA DA NOTA DA SEAP
"A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que, na ocasião das imagens, os internos estavam soltos porque iriam para o banho de sol, por isso a cela estava aberta e os internos no campo de futebol.

Nenhum comentário: