segunda-feira, 5 de maio de 2008

O MOVIMENTO DOS SEM NOÇÃO ATACA NOVAMENTE
O Ministro da Cultura e o chá alucinógeno.
Na falta de ter o que fazer, e, para espantar o marasmo da nossa cultura tão rica em... folclore, Gilberto Gil pretende dar ao chá ayahuasca a condição de patrimônio cultural brasileiro. Meu Deus!
O que ele pretende com isso? Formar um país com um povo "mais ligado" ao supra-sensível? Mudar o nome do ministério para Ministério dos Assuntos Transcendentais? Reeditar Woodstock? Relançar os The Beatles? Será que pretende uma maior integração da população com a "mãe natureza", ou só é farra embalada pelo dito produto? Será que o governo vai fornecer gratuitamente o produto? Será que alguém lá de cima tem fazenda produzindo esse produto?
As manifestações culturais no Brasil estão se limitando ao circo, bumbo, filmes Z (qualidade 5 cruzes), axé, sertanejo, pagode e ao teatro, que quando é bom, é muito caro.
O que será que nós fizemos para merecer tanta cultura?
Olavo de Carvalho, um dos pouquíssimos intelectuais que prestam neste país, deve ter uma bola de cristal. No livro "O Imbecil Coletivo" (leitura obrigatória para quem é pelo menos um ser vertebrado), ele aborda, num artigo, o caso do chá. Escrito há mais de uma década, o livro alerta para a estupidez dos que defendem essa "manifestação da cultura brasileira".
O problema é que o brasileiro é impermeável ao bom senso.
Quem sabe, o chá não é integrado ao patrimônio cultural antes da última manifestação em favor da legalização da maconha?

Um comentário:

T disse...

O Ministro não deve estar encontrando coisa pra fazer. Já que ele se importa tanto com a nossa cultura, alguém podia avisá-lo sobre essas obras de arte que estão surgindo por aí. Depois da música do "Créu" o mais novo sucesso é "O funk da penetração". A letra não deixa nada para a imaginação. É deplorável.


E esse baiano está procupado com Lucy in the Sky with Diamonds.