quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Com foco em diversão, CNN indica dez coisas em que o Brasil é o melhor país
Daniel Buarque
Com foco em diversão, CNN indica dez coisas em que o Brasil é o melhor paísCom foco em diversão, CNN indica dez coisas em que o Brasil é o melhor país
O estereótipo do Brasil como um “país de festa'', fortemente repetido em todo o mundo durante a Copa do Mundo de 2014, começa a ganhar espaço novamente na cobertura internacional mais intensa da Olimpíada.
A ideia de diversão é a mais fortemente associada ao país em uma lista publicada pela rede de TV CNN nesta semana, ao apontar as dez coisas que o Brasil faz melhor do que o resto do mundo.
“O Brasil deixou sua marca nos campos de futebol e nas extravagâncias carnavalescas, mas o país realmente é líder no planeta em sua exuberância e paixão pela vida'', diz a CNN.
“Os brasileiros estão prontos para ajudar o mundo a descarregar e experimentar algo que está fazendo falta há algum tempo: diversão.''
A lista do melhor do país começa com “brincadeira'' (play) – “é parte da personalidade brasilaira: uma vontade de rir de si mesmo, suas dificuldades e seus absurdos políticos'', explica.
Segue com outros temas relacionados à mesia ideia, como “música'', “almoços fartos'', “festas'', “cirurgias plásticas'', “beijos'', “padarias'', “florestas tropicais'' e “churrasco''.
“Diz-se que se os brasileiros pudessem canalizar a criatividade e atividade que colocam em seu carnaval para empreendimentos econômicos, o país seria imparável. A celebração é uma prioridade para os brasileiros, seja em escala colossal ou em um churrasco no quintal'', avalia.
Apesar de reforçar estereótipos, a lista tem a vantagem de mudar um pouco o tom da cobertura estrangeira às vésperas da Olimpíada. Até a última semana de julho, a maioria das reportagens internacionais estava dando atenção apenas aos problemas do país que vai sediar a competição internacional. A mudança é parecida com o que ocorreu na Copa, quando o país foi fortemente criticado antes do evento, mas acabou elogiado por ter feito uma grande festa global.

Nenhum comentário: