segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Gilmar Mendes critica decisão de Lula de recorrer à ONU contra Moro
Para o ministro do STF, o ex-presidente agiu de forma precipitada
Jailton de Carvalho - O Globo
BRASÍLIA — O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao Comitê de Direitos Humanos da ONU contra o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Para Mendes, o ex-presidente agiu de forma precipitada com vistas muito mais a um objetivo político que contra uma problema de ordem jurídica.
— No que diz respeito ao ex-presidente Lula temos investigações em curso. Tem uma denúncia que foi oferecida no Distrito Federal. No mínimo eu diria que é uma ação precipitada, mas deve ter uma lógica no campo politico, onde o presidente atua com maestria. Não me parece que seja questão de ser analisada no plano jurídico. Me parece que é mais uma ação de índole politica — disse o ministro.
Mendes fez a declaração numa entrevista ao chegar para a reabertura dos trabalhos do STF na tarde desta segunda-feira. Para o ministro, antes de recorrer a um organismo internacional, o ex-presidente poderia buscar eventuais reparos em instâncias da própria Justiça brasileira. Ele argumenta que outras pessoas estão sendo investigadas em inquéritos oficiados por Moro e nada reclamaram até o momento.
— Tantas pessoas a essa altura já responderam a esse juízo de Curitiba sem nenhum reparo, aqui ou acolá sempre surge uma crítica ou outra mas para isso existem também os tribunais, o Tribunal Regional Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o próprio Supremo. E muitas questões estão sendo avaliadas em habeas corpus — disse.

Nenhum comentário: