quarta-feira, 26 de abril de 2017

Governo intervém e licitação do BB é suspensa até conclusão de auditoria

Bruno Santos - 20.nov.2016/Folhapress
São Paulo, SP, BRASIL, 20 -11-2016: Fachada do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, Zona Central de São Paulo. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FOTO *** EXCLUSIVO FOLHA***
Fachada do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo
O Banco do Brasil decidiu que, logo após publicar o resultado da licitação cujo nome da agência vencedora foi antecipado pela Folha, vai suspender o certame e adiar sua homologação até que um processo de investigação sobre o caso seja concluído.
A informação foi apurada pelo jornal com diversos integrantes da administração federal. A decisão ocorreu após intervenção do Palácio do Planalto, sob orientação do presidente Michel Temer.
Como revelou nesta terça (25), a Folha registrou o nome da empresa Multi Solution dias antes de os envelopes informando as vencedoras da concorrência serem abertos, nesta segunda (24). Estava em disputa o maior contrato de publicidade desde o início do governo Michel Temer.
O edital previa a escolha de três empresas que dividiriam até R$ 500 milhões para gerir a publicidade da estatal. A Multi Solution ficou com a primeira colocação.
Em nota oficial, o BB diz que vai apurar o caso. O banco ressalta que "o processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade não está finalizado e obedece rigorosamente a legislação".
"A definição das classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público", ressaltou a instituição.
"Para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação. O Banco do Brasil não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário", concluiu.
Uma subcomissão de licitação composta por seis pessoas foi responsável por dar notas às agências que participaram da concorrência. Esse colegiado contou com dois integrantes de fora do Banco do Brasil: Um dos Ministério das Comunicações e outro, à princípio, chamado da Petrobras. Nesta terça (25), a estatal informou que nenhum funcionário de seu quadro foi cedido para a subcomissão de licitação do BB.
O nome da Petrobras foi, então, substituído por um funcionário da Embratur, que constava como suplente no edital. O restante da subcomissão foi formado por quatro funcionários do banco.
Leia abaixo a íntegra da nota do Banco do Brasil:
Em relação à reportagem publicada nesta terça-feira (25) sobre o processo de licitação para contratação de agências de publicidade, o Banco do Brasil esclarece que:
I - O processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade não está finalizado e obedece rigorosamente a legislação. A definição das classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público.
II - Para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação. O Banco do Brasil não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário.
III- De forma transparente, nesta quarta-feira (26), o Banco do Brasil dará publicidade a todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela avaliação, o que possibilitará a verificação de todo o processo por qualquer interessado.
IV - Além disso, o Banco do Brasil está à disposição dos órgãos de Controle, tendo já contatado o TCU (Tribunal de Contas da União) a fim de prestar esclarecimentos que aquela Corte julgue necessários.

Nenhum comentário: