terça-feira, 18 de julho de 2017

Mais de 200 logins de usuários dos principais sites de e-commerce do Brasil foram hackeados
Empresas como Extra, Casas Bahia, Centauro, PagSeguro e Ponto Frio foram alvo da ação 
Marina Brandão - O Globo
Mais de 200 logins e senhas de usuários das principais plataformas de e-commerce no Brasil foram hackeadas neste mês. Ao todo, 15 empresas foram alvo da ação, entre elas, Extra, Casas Bahia, Centauro, PagSeguro e Ponto Frio. As informações foram descritas em um arquivo, descoberto nesta segunda-feira pelo Laboratório de Segurança da Antecipe, uma plataforma de gerenciamento de vulnerabilidade e educação de usuários referente à segurança na internet.
E-commerces com senhas vazadas - Antecipe
— Nós temos uma equipe que monitora as possíveis ameaças de cibercriminosos, para conhecer novos tipos de ataques, e encontramos essa lista. O mais provável é que ela tenha sido divulgada pelos próprios hackers, que vivem fazendo competições internas para mostrar quem tem mais capacidade técnica. Por isso mesmo, não podemos afirmar que a lista esteja completa — explicou Renoir do Reis, cofundador e líder de desenvolvimento da empresa.
O número de usuários afetados — considerado baixo para um ataque hacker — é um dos indicativos que levam a empresa a defender a hipótese de que elas não foram invadidas, mas sim que as informações foram conseguidas por meio de um método conhecido como “phishing”. A manobra consiste em enganar usuários a revelar suas próprias informações pessoais, como senhas, cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias, por meio de e-mails ou sites falsos.
— Pela pouca quantidade, o mais provável é que usuários tenham sido enganados por phishings que se faziam passar pelos sites e serviços e, devido à falta de atenção, eles digitaram os logins e senhas nesses sites — disse Reis, alertando ainda para a importância de prevenção em casos como esse: — é preciso trocar a senha imediatamente e tomar mais atenção na hora de navegar, verificando URL e, até mesmo, checando se o site é oficial com telefone de contato da empresa. Todo cuidado é pouco em relação a segurança da informação — concluiu.
A equipe da Antecipe esclareceu, porém, que não pode checar se as contas de fato se tratam de usuários ativos, já que utilizar contas de terceiros sem permissão configura crime.

Nenhum comentário: