quinta-feira, 31 de julho de 2014

Democracia representativa: Vote! 
Leonardo Correa - ILvotournaeletronicaQuando leio o que se escreve sobre democracia, fico bastante preocupado. Fala-se muito em governo do povo e fora políticos. Aliás, esse foi um dos maiores motes das manifestações do ano passado. Vamos por partes. Governo do povo sem políticos (que na realidade são nossos representantes) não existe. É pura fantasia, sonhos de uma noite de verão.
Pois bem. Deliramos com uma democracia direta e demonizamos os políticos em geral. Típico do brasileiro. Como se nós, eleitores, não tivéssemos qualquer responsabilidade. Mas, por essas bandas, é sempre possível piorar o que já está ruim. Agora a pessoas dizem que não irão votar. Tenha a santa paciência! Isso mesmo, não vote e deixe que os outros escolham por você. Seja comandado pelos demais, e, depois, como uma criancinha mimada, bata pezinho reclamando de tudo.
Isso é uma postura adulta? Isso é a postura que se espera de um cidadão? Não me parece. Dizer que não vai votar, condenando todos os políticos e os colocando no mesmo saco é preguiça de pensar, avaliar e decidir. É a pior atitude possível, pois é omissa e covarde. Quem não votar também é responsável pelo futuro. Depois que o país seguir um caminho ruim, dizer que não votou é inútil e não absolve o indivíduo – tão culpado quanto os demais.
Por muito tempo, uma geração inteira de eleitores preferiu a alienação. Por muito tempo, essas pessoas não debateram política, candidatos, propostas e performances. Por muito tempo, fomos todos omissos e covardes. A democracia representativa, no entanto, exige ação ativa dos cidadãos, principalmente durante as eleições. Depois, é fundamental que se cobre e fiscalize a atuação dos representantes que elegemos.
Nos dias de hoje, temos recursos de sobra e não precisamos acreditar apenas nas notícias dos jornais. Temos a internet para acompanhar nossos representantes em todos os níveis. O que não podemos é cruzar os braços, não votar e deixar que os demais escrevam os nossos destinos. É momento de agir, sem baderna e destruição. É momento de votar!!!

Nenhum comentário: