sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Bate-boca no Supremo pode manchar imagem da Corte, dizem especialistas
Comportamento de ministros expõe individualidades e risco de novos conflitos
 Chico Prado - O Globo 
O bate-boca no plenário do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, com ataques entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, é prejudicial à imagem da Corte, segundo especialistas ouvidos pelo GLOBO. As críticas entre os dois ministros no plenário do STF, dirigidas principalmente a decisões ou posicionamentos individuais, expõem comportamentos individualistas dos magistrados.
Thomaz Pereira, professor da FGV Direito Rio, disse que é importante "avaliar para além das pessoas" e condenou que a discussão tenha trazido de volta temas já julgados pelo tribunal.
— Isso não deveria acontecer. Além da controvérsia em si, o que aconteceu foram críticas sobre decisões passadas. O espaço para essa discussão é o julgamento. Estavam discutindo decisões já tomadas, que nada tinham a ver com o que estava na pauta do dia. É uma consequência desse choque de individualidades — afirmou.
Para Rubens Glezer, professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do grupo de pesquisa Supremo em Pauta, a reação do ministro Barroso foi proposital e pode representar o incômodo de outros colegas com Gilmar Mendes.
— Nesse caso tem outro contexto, que é o comportamento do ministro Gilmar Mendes nos últimos seis meses. Essa briga é diferente, é uma reação deliberada do ministro Barroso, que mostra à sociedade que Gilmar Mendes tem sido a figura central de erosaõ da autoridade do STF. Pode ser parte de um esforço para encorajar outros ministros a fazer o mesmo — disse Glezer.
Por outro lado, a contenda entre Mendes e Barroso pode ser positiva, segundo Pereira, da FGV Direito Rio. Na opinião dele, o episódio retrata um conflito real, que a opinião pública precisa conhecer.
— Eu acho que a partir do momento que esses conflitos são reais não se deve criticar a transparência. Talvez esse prejuízo seja merecido e o que aconteceu sirva para corrigir o problema.
O ex-presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, tratou o bate-boca entre os dois ministros como reflexo de uma "democracia em fase de amadurecimento" e minimizou consequências mais graves.
— A democracia não vence por nocaute, vence por pontos. No fundo, o Brasil chegou a uma fase decisiva da sua experiência democrática e acontecem coisas como aquela de ontem à tarde. Chegamos ao momento de um freio de arrumação. Resumindo: É no tranco da carroça que as abóboras se ajeitam — brincou o ex-presidente da Corte.

Nenhum comentário: