quinta-feira, 26 de outubro de 2017

MPF investiga se mulher de Alves encomendou laudo falso para evitar transferência do marido
Em conversa com ortopedista, Laurita Arruda pede atestado que mostre ‘mais alto grau da bursite’
Bela Megale - O Globo 
O Ministério Público Federal investiga se a mulher do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) pediu para que um médico falsificasse um atestado para evitar a transferência do marido, preso em Natal, para Brasília. Em conversa telefônica, interceptada pela Polícia Federal (PF) a pedido dos procuradores, Laurita Arruda disse ao ortopedista Walmar Martins que o advogado do ex-ministro entraria com uma petição e pede um documento que ateste “o mais alto grau da bursite”.
Além disso, em outra conversa interceptada a filha do ex-ministro, Andressa de Azambuja, falou com Paulo José Rodrigues da Silva, motorista e assessor pessoal do pai, sobre a simulação de uma doença de Henrique Alves.
O diálogo integra a manifestação do Ministério Público Federal pedindo as prisões e buscas da operação Lavat, deflagrada nesta quinta-feira, que mirou assessores do ex-ministro que estariam cometendo crimes mesmo após ele ser preso, em junho, em um desmembramento da Lava Jato. Um mandado de busca e apreensão na clínica do médico foi cumprido nesta manhã. A casa de Laurita também foi alvo de buscas.
LAURITA: Eu recebi um telefonema agora do advogado e...e só me ocorreu seu nome porque...o advogado vai precisar entrar com uma petição pra reforçar a necessidade de Henrique ficar aqui. Não ser transferido, entendeu?
WALMAR: Sim.
LAURITA: Aí eu me lembrei da bursite dele. A necessidade dele fazer tratamento e acompanhamento aqui. Então eu tava precisando de um atestado nesse sentido.
WALMAR: Sim. Certo.
LAURITA: O senhor poderia fazer. Eu poderia mandar buscar?
WALMAR: Pode. Pode sim. Pode sim. Tem problema nenhum, não.
LAURITA: Aí, colocando bem...vamos dizer, no mais alto grau da bursite, entendeu?
WALMAR: Certo, certo.
"Em relação a ela (Laurita Arruda), merece destaque diálogo interceptado em investigação distinta, compartilhado no caso, em que Laurita Arruda aparentemente providencia um laudo médico falso, perante o ortopedista Walmar Martins, acerca do estado de saúde de Henrique Alves", escreveram os procuradores.
O laudo médico foi usado no habeas corpus impetrado pela defesa de Henrique Eduardo Alves no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para evitar a transferência do político de Natal para Brasília.
Na conversa telefônica, Laurita disse que o marido "tomou injeção" e que "ainda sente muita dor". Ela diz ainda que o documento “ajudaria”. 
WALMAR: O ombro atingido dele é o ombro...esquerdo, é?
LAURITA: Direito.
WALMAR: Direito. Certo. Ok. Eu vou preparar isso aqui. É Henrique Eduardo...
LAURITA: Lyra, com "ípsilon", Alves.
WALMAR: Tá.
LAURITA: E ele realmente está lá. Magno tá indo. Ele tomou injeção. Realmente ainda sente muita dor. E aí seria uma, um documento que ajudaria a gente, sabe?
WALMAR: Entendi, entendi. Tá certo.
LAURITA: Tá certo?
WALMAR: Eu preparo isso aqui e cê pode mandar pegar hoje a tarde.
LAURITA: Mando. Eu posso mandar que horas, Dr.Walmar?
WALMAR: Depois das 14h. 14h30 mais ou menos.
LAURITA: Tá ótimo.
WALMAR: Tá certo? (Incompreensível).
LAURITA: Muito obrigado. 
WALMAR: Nada.
LAURITA: Tá. Muito obrigada.
WALMAR: Tchau Laurita. Que dê tudo certo. Torcendo pra que vai dar tudo certo, viu?”.

Nenhum comentário: