sexta-feira, 4 de julho de 2014

Radicais 'decidem' quem é sunita ou xiita no Iraque com questionário e até toque de celular
Alissa J. Rubin - NYT
Atualmente, ser um muçulmano xiita ou sunita no Iraque pode ser uma questão de vida ou morte.
À medida que o grupo militante do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou EIIL, tomou vastos territórios no oeste e no norte do Iraque, tem havido relatos frequentes de combatentes que capturam grupos de pessoas e soltam apenas os sunitas, enquanto os xiitas são separados para serem mortos.
O EIIL acredita que os xiitas são infiéis e devem morrer para que seja criada uma forma pura do Islã. Os dois principais ramos do Islã divergem em suas crenças sobre qual é o verdadeiro herdeiro do profeta Maomé. Os xiitas acreditam que o Islã foi transmitido através da família do profeta Maomé. Os sunitas acreditam que ele se disseminou através de seguidores do profeta que, segundo eles, são o povo escolhido por Maomé.
Mas, como o EIIL pode saber se uma pessoa é sunita ou xiita?
A partir de relatos de pessoas que sobreviveram a encontros com os militantes, parece que eles costumam fazer uma lista de perguntas. Eis algumas delas:
Pergunta: Qual é o seu nome?
Uma olhada rápida no passaporte ou na carteira de identidade iraquiana pode ser um sinal. Os xiitas acreditam que a liderança do Islã foi passada através do genro do profeta Maomé, Ali, e seus filhos Hussain (ou Hussein), Hassan e Abbas, entre outros. Embora alguns sunitas e membros de outros grupos islâmicos também possam ter esses nomes, o EIIL muito provavelmente os associa aos xiitas.
Pergunta: Onde você mora?
Em cada cidade e província, até as de maioria sunita, há enclaves que são conhecidos por serem xiitas. Pessoas que dizem que vêm de um desses bairros muito provavelmente serão assassinadas.
Pergunta: Como você reza?
Xiitas e sunitas fazem orações de forma ligeiramente diferente, sendo que os sunitas geralmente juntam as mãos ou cruzam os braços na frente do corpo, e os xiitas os deixam estendidos, com as palmas sobre as coxas.
Em um vídeo aterrorizante que parece ter sido feito há mais de um ano na província de Anbar, no Iraque, combatentes do EIIL param três motoristas de caminhão no deserto e perguntam se eles são sunitas ou xiitas. Todos os três disseram ser sunitas. Então, as perguntas ficaram mais difíceis. Eles foram questionados sobre como faziam cada uma das orações, de manhã, ao meio dia e à noite. Os caminhoneiros discordaram quanto aos métodos e foram assassinados.
Pergunta: Que tipo de música você ouve?
Gravações de músicas religiosas também podem ser uma dica. Da mesma forma, até o toque de celular de alguém pode ser uma pista porque pode revelar uma música religiosa sunita ou xiita.
Há outras pistas, mas nenhuma totalmente confiável. Por exemplo, muitos xiitas usam anéis grandes, com frequência com pedras semipreciosas. Mas alguns sunitas e outros também os utilizam.
Geralmente, os xiitas e sunitas iraquianos são indistinguíveis em aparência. Isso é ainda mais evidente em muitas famílias e tribos que casam entre si há gerações.
Dado que as ideias rígidas do EIIL são bastante conhecidas, talvez seja natural se perguntar por que os reféns simplesmente não mentem sobre suas origens. Parece que muitos o fazem, mas em encontros muito tensos e perigosos é fácil fracassar. Às vezes uma pessoa em um grupo pode entregar a outra inadvertidamente. Outros ainda se recusam a mentir sobre sua fé.
Tradutor: Eloise De Vylder

Nenhum comentário: