quinta-feira, 30 de outubro de 2014

França em alerta para ataques de "palhaços assustadores" no Halloween
Pauline Croquet, Damien Leloup e Martin Untersinger - Le Monde
Thinkstock
"Grande medo do palhaço" surgiu nos EUA e vem se disseminando na Europa "Grande medo do palhaço" surgiu nos EUA e vem se disseminando na Europa
Primeiro foi um adolescente fantasiado que, no dia 10 de outubro, perseguia pedestres no centro da comuna de Périgueux armado com uma faca de plástico, "por brincadeira". Uma semana depois, nos departamentos de Pas-de-Calais e de Somme, houve uma série de queixas de pessoas que dizem ter sido ameaçadas por palhaços armados. No mesmo período, um homem, também fantasiado, teria chegado a brandir uma serra elétrica em frente a uma escola de Liévin (Pas-de-Calais).
Os relatos sobre aparições de palhaços logo se multiplicaram, seguidas ou não de queixas, e são raros os departamentos da França nos quais a imprensa não repercutiu a aparição de palhaços ameaçadores, uns mais e outros menos. Na sexta-feira (24), um jovem maquiado atacou um carro. No dia seguinte, uma pessoa foi agredida com uma barra de ferro em Montpellier. O agressor, também fantasiado de palhaço, foi condenado na segunda-feira (27) a doze meses de prisão pelo tribunal de Montpellier. Um jovem armado e fantasiado que perseguia crianças em Douvrin (Pas-de-Calais) foi condenado a seis meses de prisão com sursis.

Fenômeno vem dos EUA

As origens do fenômeno são até bem conhecidas. O "grande medo do palhaço" chegou dos Estados Unidos. Em Wasco, uma pequena cidade da Califórnia, o projeto artístico de um casal que tirava fotos assustadoras de um palhaço nas ruas da cidade desencadeou um início de histeria. A isso se somaram a exibição da quarta temporada da série "American Horror Story", que fala de palhaços malignos, e os vídeos a DM Pranks no YouTube nos quais um ator fantasiado de palhaço  finge agredir as pessoas na rua. Essa foi uma mistura explosiva que resultou nas dezenas de relatos de palhaços armados ou não nas ruas de cidades de todo o país nas últimas semanas.
Na França, aparentemente foram os vídeos da DM Pranks que levaram certos admiradores a vestir a fantasia de palhaços para fazer "brincadeiras" de gosto duvidoso.
A polícia reagiu no dia 24 de outubro, com um comunicado postado nas redes sociais. Ali ela lamenta "excessos individuais danosos e perturbações à ordem pública", lembrando que "o porte de arma em vias públicas é crime passível de pena de prisão". As forças policiais também têm feito um apelo para que as pessoas "liguem para 17 ou 112 para alertar sobre a presença de um indivíduo agressivo fantasiado de palhaço."
Mais didática, a polícia do departamento de Var avisa que "esses engraçadinhos de piadas de gosto duvidoso podem ser processados judicialmente e não achar nada engraçado."
Em reação ao relato de alunos do primário que teriam visto diversos palhaços segurando uma serra elétrica em frente a uma escola de Pas-de-Calais, a polícia do departamento advertiu com a maior seriedade do mundo: "Os palhaços que se inspirarem no Massacre da Serra Elétrica não são benvindos na frente das escolas."
Mais do que os próprios palhaços, são os grupos de "caçadores de palhaços" que se formaram nos últimos dias, principalmente através de páginas no Facebook em Fréjus (Var), Bordeaux ou Sarrebourg (Moselle), que mais parecem preocupar as autoridades. Armados com bastões de beisebol, facas ou barras de ferro, membros de milícias antipalhaços foram detidos para averiguações ao longo de todo o fim de semana.

Carrinho de abóbora com caveira simulando fazer o desafio do balde de gelo é exibido durante a "Corrida de Abóboras de Halloween" na praia de Manhattan na Califórnia (EUA) Lucy Nicholon/Reuters

"Grupos de autodefesa"

Adolescentes chegaram a montar "grupos de autodefesa". Em Mulhouse, vários deles foram detidos enquanto percorriam o centro da cidade, armados, durante uma "caça aos palhaços". Páginas do Facebook, algumas delas com dezenas de milhares de seguidores, concentram os relatos, as fotos –autênticas ou não– e os apelos por cautela e pela autodefesa armada.
Por trás de uma dessas páginas, criada há uma semana, está Marcus, um jovem de 14 anos da região de Lorraine que não quis dar seu sobrenome. Ele diz ter ouvido falar dos palhaços na internet e posta regularmente fotos que às vezes mostram, de maneira bem discreta, a presença de palhaços em toda a França. O intuito da página, que conta com 666 "curtidas", seria "alertar as pessoas sobre esse perigo", segundo ele.
Além disso, o fenômeno começa a ultrapassar as fronteiras. Na Bélgica, a poucos quilômetros da região Nord-Pas-de-Calais, o canal France 3 relata que a fórmula é a mesma que na França: "rumores, piadistas e alerta das autoridades". Em Genebra, a polícia por enquanto tem se limitado a monitorar as redes sociais que divulgam rumores da aparição de palhaços.
Na França, uma data pareceu especialmente preocupante: o dia 25 de outubro, dia do zombie walk organizado em Bordeaux. Corria um rumor sobre a chegada de cerca de 200 palhaços na passeata de falsos mortos-vivos. Sem nenhuma base real. Uma parada similar, prevista para o dia 1º de novembro em Lille, acaba de ser proibida pela prefeitura.
Os administradores das páginas do Facebook agora estão convencidos de que tudo pode acontecer na sexta-feira, 31 de outubro, noite de Halloween, que é pouco comemorado na França, mas é um momento propício às lendas urbanas.

Prometeu Agônico:
Talvez essa conversa toda tenha surgido após a publicação do livro de Stephen King chamado "It" (1986).  O livro foi publicado no brasil com o título de "A Coisa" e ganhou uma nova edição este ano pela edito Suma de Letras (Objetiva).

Nenhum comentário: