sexta-feira, 29 de maio de 2015

Deu na ‘Bloomberg': Economia do Brasil está mal e vai ficar ainda pior
Daniel Buarque - UOL
Reportagem da 'Bloomberg' aponta piora da economia brasileira
Reportagem da 'Bloomberg' aponta piora da economia brasileira
“Se você acha que o primeiro trimestre foi ruim, espere pelo segundo''. Uma reportagem da rede norte-americana de economia 'Bloomberg' diz que a economia do Brasil está em uma situação muito ruim, e que vai piorar ainda mais ainda neste ano.
Logo no início da reportagem publicada na internet, a 'Bloomberg' traz um gráfico que mostra a queda na expectativa de crescimento econômico do país ao longo do ano, com uma percepção internacional cada vez pior.
A 'Bloomberg' é uma das principais referências de informações sobre economia para investidores internacionais. Apesar de se basear em perspectivas reais para o país, ao mostrar problemas na economia brasileira, ela pode reforçar ainda mais o clima de pessimismo relacionado à imagem do Brasil no mundo.
O texto fala sobre os cortes que o governo vem fazendo para tentar reduzir gastos, mas alega que o aperto na economia afeta a indústria e os investimentos no país, transbordando até mesmo sobre consumo e serviços, especialmente por conta do aumento do desemprego.
Segundo a 'Bloomberg', há risco até mesmo de a economia entrar num declínio ainda maior de que o cenário já pessimista esperado por analistas. “O consumo tem sido a locomotiva do crescimento do Brasil por mais de uma década, e o melhor cenário para este ano é que ele fique estagnado'', diz.
Uma outra reportagem da mesma rede de economia sobre o Brasil aponta para os problemas políticos e escândalos que geraram parte do pessimismo econômico com o país. Segundo o texto, o modelo brasileiro para o desenvolvimento baseado na exploração de petróleo está quebrado, e precisa ser reformado.

Nenhum comentário: