sexta-feira, 29 de maio de 2015

Onda de calor perto de 50°C deixa mais de 1.800 mortos na Índia
País passa por duas semanas de temperaturas elevadas que provocaram colapso em hospitais
Autoridades pedem que população evite sair de casa; falta de energia elétrica e água aumenta mortalidade no país
FSP
Duas semanas de temperaturas próximas aos 50°C no sul da Índia deixaram mais de 1.800 mortos em quatro Estados e na capital Nova Déli, onde os termômetros chegaram a 45,5ºC na última segunda-feira (25).
O total de mortes, que estava em 1.826 na quinta (28), pode tornar esta onda de calor a mais mortal em 12 anos, quando foram registradas 1.900 baixas. A situação é mais grave no Estado Andhra Pradesh, onde 1.334 pessoas morreram.
As temperaturas extremas provocaram colapso nos hospitais, onde a maioria chega com dor de cabeça, tontura e febre. Devido à superlotação, os médicos de unidades públicas de saúde tiveram folgas e férias suspensas.
Os mais afetados são idosos, moradores de rua e pessoas que trabalham ao ar livre. A falta de energia elétrica, que só chega a um terço da população, e de água agrava o quadro no país.
Como solução, as autoridades locais recomendaram que as pessoas evitem sair de casa, mas nem todos que podem seguir a recomendação.
"Ou trabalhamos, colocando nossa vida em risco, ou ficamos sem comida", disse Narashima, trabalhadora rural em Nalginda, em Andhra Pradesh. "Mas nós paramos quando fica insuportável."
Em Khamman, onde na segunda (25) fez 48°C, o recorde desta onda, as autoridades interditaram as obras para evitar que os operários da construção civil trabalhassem. O calor extremo, de 46,5°C nesta quinta-feira (28), esvaziou as ruas.
Na capital, Nova Déli, e em Ahmedabad, moradores jogavam água no asfalto para amenizar os efeitos. Em alguns lugares, o pavimento e a sinalização derreteram.
Segundo o Departamento de Meteorologia da Índia, as temperaturas devem começar a diminuir na semana que vem, quando o calor intenso dará lugar a outra ameaça: as chuvas de monção, que costumam provocar inundações e deslizamentos de terra.
EFEITOS
O calor pode matar de duas formas: por meio da desidratação ou provocando estresse --e até mesmo a falência de alguns órgãos do corpo, como os rins e o coração.
Com os termômetros acima de 40°C, o corpo humano eleva a produção de suor, o que também eleva a desidratação. Ao mesmo tempo, começa a desestruturação de proteínas, responsáveis por funções vitais, como a respiração e a atividade dos rins.
As temperaturas indianas são maiores que as registradas historicamente no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o recorde foi de 44,7°C em Bom Jesus (PI), em 21 de novembro de 2005.
Na maior parte do país, porém, a umidade pode elevar a sensação térmica, como costuma acontecer no verão no Sudeste.
No último dia 2 de janeiro, quando a temperatura alcançou 40,6ºC, segundo o Inmet, a sensação térmica no Rio de Janeiro chegou a 52°C.

Nenhum comentário: