sábado, 30 de maio de 2015

Merkel defende acordo para Reino Unido continuar na União Europeia
Chanceler alemã se reúne em Berlim com premiê britânico e diz que diálogo tem sido 'construtivo'
Cameron quer restringir fluxo de imigrantes do bloco europeu e planeja para 2017 um referendo sobre ficar ou não na UE
FSP  
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira (29) que defenderá a busca de uma forma para que o Reino Unido continue na União Europeia (UE), em reunião com o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
O encontro entre os dois, em Berlim, é o último da viagem de Cameron para defender a reforma e a flexibilização do bloco europeu, dias após o Parlamento britânico abrir caminho para a realização de um referendo sobre a permanência na UE em 2017.
O Reino Unido quer maior flexibilidade econômica, ao mesmo tempo em que exige mais restrições à entrada de imigrantes de países mais novos no bloco, como os do Leste Europeu. A maioria dos países-membros é contrária às barreiras.
Em tom conciliador, Merkel disse que o diálogo com o britânico tem sido construtivo e amigável e que poderia também ser do interesse da Alemanha algumas mudanças na União Europeia.
"A Alemanha tem a forte esperança de que o Reino Unido continuará sendo membro da União Europeia. Quando há vontade, há um meio. Vamos entrar de forma construtiva nesses debates. Quero achar uma solução."
Cameron disse que não há solução mágica para as reformas no bloco, mas que está confiante de que os demais países-membros possam encontrar uma solução em que se mantenha a participação do Reino Unido.
"A União Europeia já mostrou antes que, quando um de seus membros tem um problema que precisa ser resolvido, ela pode ser suficientemente flexível, e eu tenho confiança de que possa fazer isso de novo", disse Cameron.
OPOSIÇÃO
Na quinta (28), Cameron esteve na França e na Holanda. Em Paris, o presidente francês, François Hollande, também defendeu uma negociação com os britânicos e externou seu desejo de que permaneçam na União Europeia.
Horas depois, porém, o chanceler francês, Laurent Fabius, disse que o país é contra o Reino Unido ter um status especial dentro do bloco e se colocou pessoalmente contra o referendo.
"Acho este um processo bastante perigoso. Os britânicos se acostumaram a dizer que a Europa é uma coisa ruim, e o risco é que, no dia em que eles forem consultados, eles também digam que a Europa é uma coisa ruim."
A Polônia, país de onde vem a maioria dos imigrantes do Leste Europeu que chegam ao território britânico e onde Cameron esteve antes de chegar a Berlim, também se manifestou com ressalvas.
Logo após o encontro, a premiê polonesa, Ewa Kopacz, criticou eventuais medidas que provoquem a discriminação dos poloneses.
"Queremos o Reino Unido na União Europeia, mas o interesse dos poloneses e de nossos cidadãos que moram no Reino Unido é importante", disse o ministro das Relações Exteriores do país, Grzegorz Schetyna.

Nenhum comentário: