quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dólar mais caro veio para ficar, diz ministro do Desenvolvimento
Real foi divisa que mais perdeu força ante o dólar neste ano; exportações recuaram 15%
FÁBIO MONTEIRO - FSP
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta quarta-feira (29) que o cenário de dólar mais caro "veio para ficar" e que o câmbio elevado ajudará a compensar outras dificuldades enfrentadas pelos exportadores brasileiros.
"Na nossa avaliação, teremos um câmbio amigável ao setor exportador, alinhado às necessidades do comércio exterior brasileiro", afirmou.
Preferindo não citar qual seria o patamar ideal do dólar para um equilíbrio entre importações e exportações, Monteiro disse que o atual momento tem criado condições melhores para empresas que desejam vender seus produtos no exterior, compensando desvantagens competitivas do Brasil, como custos logísticos e estrutura tributária.
O real se desvalorizou em 20,7% neste ano ante o dólar (foi a moeda emergente que mais perdeu força no período para a americana). Nesta quarta-feira (29), ela fechou com queda de 2,23% cotada a R$ 3,337.
As exportações brasileiras, no entanto, recuaram 14,7% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. A queda se deve em grande parte ao recuo no preço de commodities como o minério de ferro.
Na terça (28), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, classificou a atual disparada da moeda americana como uma turbulência passageira.
REBAIXAMENTO
Questionado sobre a mudança de perspectiva da nota de crédito do Brasil, que foi reavaliada na terça pela agência de classificação de risco Standard & Poor's, Monteiro afirmou que os entendimentos entre o Congresso e o Executivo vão evitar a perda do grau de investimento.
"O Brasil tem dificuldades, mas tem um ambiente institucional muito maduro. Com essa aliança com o Congresso e a convergência de posições, vamos seguramente manter o grau de investimento, e isso é muito importante para o país", afirmou.

Nenhum comentário: